31 Dec 2023

Por meio da sua família, experimente o amor de Jesus

“Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na Lei do Senhor: ‘Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor’.” (Lucas 2,22-23)

Hoje, no último dia do ano, celebramos, com muita alegria, a Solenidade da Sagrada Família de Nazaré. Celebrar a Sagrada Família de Nazaré é, sem dúvidas, aprofundar ainda mais no mistério da encarnação. Jesus Cristo, Deus feito homem, quis ter uma família.

A família é um dom de Deus. E é a partir da vivência familiar que aprendemos a santificar a nossa vida. A família é essa igreja doméstica, é onde aprendemos; é uma escola de santidade.

É no seio familiar que também oferecemos a Deus os primeiros sacrifícios. Jesus é apresentado no templo e é consagrado ao Senhor, é na família que oferecemos os primeiros sacrifícios a Deus.

Papa Paulo VI, em uma viagem à Terra Santa, proferiu em Nazaré um discurso, onde ele vai dizer que: ‘Nazaré é a escola onde começamos a compreender a vida de Jesus: a escola do Evangelho. Aqui, aprendemos a observar, a ouvir, a meditar e penetrar o significado profundo e misterioso, dessa manifestação do Filho de Deus tão simples, humilde e belo’.

Toda família é esse espaço privilegiado para vivermos e aprendermos sobre a fé e o sacrifício

É dentro da família que conhecemos a Jesus, é na vivência familiar. Celebrar e contemplar o mistério da família, onde nasceu e cresceu Jesus, o nosso Salvador, ajuda-nos a compreender a dimensão da fidelidade a Deus e também do sacrifício que estão sempre ligados; tal como Abraão e Sara; Maria e José também experimentaram a obediência, a fé, e, assim, declaram a primazia de Deus em suas vidas ao apresentar o Menino no templo.

Desse modo, meus irmãos, compreendemos que toda família — seja ela nossa família de sangue, seja ela a família eclesial, a família igreja —, é esse espaço privilegiado para vivermos e aprendermos sobre a fé e o sacrifício, aprendermos que fé e sacrifício estão intimamente ligados.

Precisamos permitir que Deus nos leve cada vez mais, por meio da fé, a oferecer sacrifícios a Deus, crescer na relação em Deus, mas também aceitar a espada que, muitas vezes, transpassa as nossas relações. A espada que transpassou o coração de Maria, nessa profecia, é a espada do sacrifício, mas não abandonar a família, que é um grande dom de Deus.

Que hoje possamos rezar por todas as famílias! No último dia do ano, relembramos que o grande dom de Deus é a família.

Já desejo a você um abençoado ano novo! Que a partir da bênção da Sagrada Família, você também possa viver um ano abençoado juntamente com a sua família!

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.