“Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou. Não está aqui. Vede o lugar onde o puseram. Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá à vossa frente, na Galileia. Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito” (Marcos 16,6-7).
Estamos no sábado do silêncio, no sábado da expectativa, no sábado da esperança, e a esperança deve mover os nossos corações todos os dias. Silenciamos para esperar, e a nossa esperança é em Deus.
Deus não deixa sem resposta nenhuma das nossas expectativas humanas, Ele responde todas elas, apenas não vai responder, talvez, com a expectativa humana que temos, mas Ele responde com a graça divina, com o Seu poder e o Seu amor.
Por isso, hoje, no Sábado Santo, voltemo-nos para o Senhor, coloquemos em Jesus tudo o que o nosso coração tanta anseia e espera. Olhos fixos em Deus, deixemos que Ele nos responda e nos mostre o caminho, deixemos que Ele surpreenda aquilo que tanto esperamos.
A luz de Cristo que ilumina as trevas de toda a humanidade
Depois de tanta dor e de tanto sofrimento, depois de tudo o que Cristo sofreu, foi humilhado, Seus discípulos não sabiam o que esperar, eles não sabiam onde encontrar luz para toda aquela situação de escuridão e trevas que envolvia toda a humanidade com a Paixão do Senhor.
Cristo Jesus veio ao mundo como Luz, e Ele ilumina as situações mais obscuras da nossa humanidade, por mais escuro que esteja o nosso coração, por mais que as trevas cubram a face da Terra, é em Cristo Jesus que encontramos a luz.
Celebremos, hoje, a Vigília Pascal para nos encontrarmos com a luz. É por isso que essa é a celebração da luz, o fogo novo, a luz que ilumina as nossas igrejas, mas é a luz de Cristo que ilumina as trevas de toda a humanidade.
Vamos, hoje, ao encontro do Ressuscitado, para que Ele ilumine as trevas do nosso coração; vamos ao encontro do Ressuscitado, para que Ele traga luz para todas as trevas da nossa alma. Deixemos que a luz de Cristo brilhe sobre nós, permitamos que a luz de Cristo traga luz nova para a nossa vida.
Celebremos o Ressuscitado, buscando n’Ele uma vida nova, expectativas novas, mas que nenhuma das nossas expectativas fujam do coração de Deus, porque, por mais obscuras que sejam as situações, a luz de Deus ilumina todas as trevas da nossa alma.
Deus abençoe você!