14 Nov 2023

Permita que Jesus exorcize todo o medo da sua vida

Naquele tempo, disse Jesus: “Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.’” (Lucas 17,7-10)

Meus irmãos e minhas irmãs, “Somos servos inúteis, não fizemos mais do que a nossa obrigação”, traduzindo no bom português essa passagem. Difícil de sintetizar e assimilar essa afirmação vinda do próprio Jesus: “Servos inúteis”. Quando se opera, por exemplo, um exorcismo, normalmente se pergunta pelo nome do espírito mau para, depois, mandá-lo embora. Isso é uma práxis no ritual de exorcismo.

Penso que seja isso que Jesus esteja fazendo com dois demônios que nos atormentam por toda a vida: o medo de nos sentir sempre servos, que trabalham para um patrão cruel e narcisista; e o medo de nos sentir pessoas inúteis na vida, que não podem nunca ser um dom para alguém. São esses dois demônios que, na verdade, Jesus está exorcizando.

Peça a Deus a graça de um coração livre desses medos, um coração realizado por quem você é aos olhos de Deus

Por isso, não tenha medo de nomear os seus dramas interiores; Deus quer te libertar de cada um deles, não tenha medo de assumi-los diante de Deus!

Se a vida te pedir atitudes que pareçam servis, como: a mãe que cuida dos filhos; o pai trabalhar para sustentar a família; um padre ou um bispo se gastar pelo povo de Deus; um doente que sofre com um tratamento contra alguma doença; não deixe o maligno plantar em teu coração a semente do medo de se sentir um servo de todos.

Há vida no serviço honroso a alguém ou no suportar uma dor; tem vida aí! Tem realidades preciosas que podem ser extraídas dessa realidade que, aparentemente, possam soar como atitudes servis.

Digo também: se a vida te pedir atitudes que pareçam inúteis — não ser elogiado por uma ação feita; não receber um obrigado de alguém que você ama; não ter conseguido ser presença na vida de alguém num momento tão difícil; não ter conseguido alcançar a cura da doença do seu filho; não ter sido capaz de pagar os estudos para a sua filha ou não ter um salário melhor para você cuidar da sua família — , não deixe o demônio plantar a semente do medo de ter falido e ser uma pessoa inútil. Isso não é verdade! Porque existe também vida quando você se doa de forma desinteressada, sem pretender nada da pessoa amada.

Peça a Deus a graça de um coração livre desses medos, um coração realizado por quem você é aos olhos de Deus: precioso, valoroso, um filho. Então, hoje, permitamos que Jesus exorcize dentro de nós essa mentalidade de servidão e inutilidade, pois somos preciosos aos olhos de Deus!

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.