24 Feb 2024

Permita que a experiência do amor transforme o seu coração

“Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque Ele faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis?” (Mateus 5,44-46)

O Evangelho de hoje nos traz à tona novamente a lei do amor ao próximo, entretanto, Jesus nos conduz a uma grande descoberta neste Evangelho: reconhecer também nos inimigos alguém que é meu próximo; ver naqueles que nos perseguem alguém que também faz parte do meu convívio, é o meu próximo. A esse próximo também devo exercer o amor, não somente às pessoas que me fazem bem, não somente às pessoas que amo, mas também sou chamado a viver a lei do amor com aqueles que me perseguem.

Certamente, é um grande desafio e uma das grandes novidades que Jesus nos apresenta dentro desse projeto de dar pleno cumprimento a Lei.

É muito fácil amar as pessoas que queremos bem, as pessoas que nutrimos por elas alguma simpatia ou que simpatizam conosco, que gostam de nós, não é preciso nenhum esforço, qualquer um pode fazer isso, qualquer um ama aqueles que também nos amam.  Até mesmo aquelas pessoas que não têm muita sensibilidade umas com as outras, conseguem amar aquelas pessoas que têm facilidade.

Se apenas cumprimos o que manda a lei: amando o próximo e odiando o inimigo, não fazemos nada de novo, porém, Jesus veio para nos trazer uma novidade. Hoje, Jesus nos lança este grande desafio, um desafio que nos torna irmãos uns dos outros. E, se nos torna irmãos uns dos outros, torna-nos também filhos de um único Pai.

Jesus nos ensina a irmos além daquilo que é convencional. O que é convencional para mim, o que me convém, devo ir além disso! Quem ama somente aqueles que os amam não terá nenhuma recompensa — é o que o Evangelho nos diz hoje —, pois não faz mais nada do que a sua obrigação.

O amor é capaz de transformar os corações mais endurecidos

A recompensa é para aqueles que conseguem amar os que os perseguem, os que caluniam, enfim, os maus; porque somente o amor é capaz de colocar fim a esses sentimentos nocivos, somente o amor cura, somente o amor converte o coração.

Não podemos nos esquecer disso, o amor é capaz de transformar os corações mais endurecidos. Quem não se esforça para fazer o bem às pessoas, quem não se esforça para amar aquelas pessoas difíceis, não está fazendo nada de extraordinário.

Nosso Senhor, hoje, chama-nos a viver também o extraordinário da vida: amar os que não merecem, amar os que não não merecem o nosso amor.

O tempo da Quaresma nos pede essas atitudes ousadas. Se conseguirmos colocar fim a uma inimizade ou fazer com que uma pessoa deixe de odiar a outra, estaremos no caminho certo, estaremos caminhando, de fato, para a Páscoa do Senhor, para essa novidade.

Sabemos que isso não é nada fácil, mas vale a pena tentar, o convite é este: tentemos, busquemos amar aquelas pessoas que são difíceis. Façamos a experiência de ver o amor transformando os corações.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.