Naquele tempo, dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados e diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria, esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? Então, de onde lhe vem tudo isso?” E ficaram escandalizados por causa dele (Mateus 13,54-58).
O Deus que a familiaridade escondeu
Meus irmãos e minhas irmãs, muito bem-vindos ao nosso canal! A minha saudação a todos vocês que acompanham a nossa Homilia Diária pelo canal TV Canção Nova, pelo Canção Nova Oficial e também pelo aplicativo Liturgia Canção Nova.
Minha saudação a todos do Brasil e além Brasil, onde nós chegamos. Até na China há irmãos que acompanham a nossa homilia. Minha saudação a vocês, povo de Portugal, da África e de toda a América Latina. É muito bom estarmos juntos!
De homem perfeito a Deus ignorado
Conhecer os parentes, os pais e até mesmo detalhes da vida de Jesus não garantiu aos Nazarenos experimentar a sabedoria e até mesmo os milagres de Jesus. Nós também, muitas vezes, acumulamos muita sabedoria a respeito d’Ele, mas que é meramente conhecimento, e não experiência.
De fato, os Nazarenos conheceram bem o Perfectus Homo, o homem perfeito. Sabiam até mesmo a profissão de Jesus, porque Ele havia herdado o serviço da carpintaria de São José, mas os Nazarenos não tocaram no Perfectus Deus, ou seja, Deus perfeito. A dimensão divina de Jesus foi ignorada pela falta de fé desses Nazarenos.
A incapacidade de ser vizinho do Messias
E para nós, ficará também apenas a admiração? Quanto à pessoa de Jesus, como foi a reação dos Nazarenos que nós vimos no Evangelho?
Porque parece que os Nazarenos não eram bons vizinhos. Conviveram com o Messias, mas sem se dar conta de que estavam convivendo com o próprio Deus. Foram incapazes de enxergar a divindade escondida naquele Homem carpinteiro.
Da admiração à confiança: a escola de Nazaré
Jesus não espera a admiração da nossa parte diante daquilo que Ele, sendo Deus, pode fazer. Jesus espera de nós a fé, a confiança, uma total entrega nas Suas mãos. E chegar à plena identidade de Jesus pede de nós nos matricularmos na escola da escondida Nazaré.
Deus está se revelando a mim e a você nas coisas cotidianas do nosso dia a dia, assim como fez na escola de Nazaré, mas, infelizmente, os Nazarenos não se deram conta disso.
Um pedido para abrir os olhos da fé
Peçamos ao Senhor a graça de abrir os nossos olhos da fé, enxergar a presença do Senhor nas realidades da nossa vida, reconhecê-lo como Deus e confiar que a nossa vida está, de fato, nas suas mãos.
Sobre todos vós, dessa a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!