“Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: ‘Eles não têm mais vinho’. Jesus respondeu-lhe: ‘Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou’. Sua mãe disse aos que estavam servindo: ‘Fazei o que ele vos disser’.” (João 2,1-11)
Pede a mãe que o filho responde
No episódio, meu irmão e minha irmã, das bodas de Caná, o evangelista João desafia-nos a repensar a nossa forma de responder ao Deus da comunhão, ao Deus da aliança.
De acordo com o evangelista São João, se o nosso envolvimento com Deus assentar no mero cumprimento das leis, de rituais externos, de orações de circunstâncias e de liturgias pomposas e vazias, rapidamente deixará de fazer sentido.
As bodas de Caná, meu irmão, minha irmã, é um momento para nós refletirmos como é que está a minha relação com Deus, como é que está a nossa confiança n’Ele.
Nesse caso, meu irmão, minha irmã, a nossa relação com Deus deve tornar-se uma relação de proximidade. Faltou o vinho? Sim. Faltou a alegria? Sim. Mas pode Deus realizar um grande milagre quando fazemos o que Ele nos pede.
Jesus entendeu qual era o papel de Maria naquele momento. Interceder. E nós vemos aqui, claramente, que, quando a Mãe pede, o Filho atende.
Em qual área da sua vida você está vivendo de forma vazia, de forma que você não consegue gerar, no seu coração, frutos espirituais porque o seu coração não está inteiramente em Deus?
Fazer o que Ele vos disser é justamente colocar em prática tudo aquilo que Deus nos pede, os Seus mandamentos, uma vida de santidade, uma vida de liberdade interior, uma vida onde possamos tocar na sobrenaturalidade da graça de Deus.
Deus transforma a água em vinho para nos mostrar que o Seu favor jamais faltará a cada um de nós. Temos de aprender com Jesus a escutar a Deus, a acolher os Seus projetos e também amar até o dom total de nós mesmos. Porque é assim que Ele nos interpela no dia de hoje através das bodas de Caná.
Como é que eu estou vivendo a minha relação com Deus? Acolhendo o vinho bom que Ele nos oferece. Somos capazes de acolher também as propostas de Jesus de amar a Deus e os nossos irmãos?
Fica aí a reflexão: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
Desça sobre nós e permaneça para sempre a bênção do Deus que é Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!