“Maria, então, disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua palavra!’. E o anjo retirou-se” (Lucas 1,38).
Meu irmão, minha irmã, hoje nós comemoramos Nossa Senhora Rainha. Essa foi uma festa instituída pelo Pio XII e está ligada à festa de Cristo Rei Universo — Ele nasceu da Rainha—, e, depois, o Papa trouxe a festa para depois da festa da Assunção de Nossa Senhora.
Meus irmãos, comemorar a festa da Mãe Rainha é devido a Ela ser a Mãe do Rei. Cristo é o Rei; o Rei do Universo; o Salvador; o Nosso Senhor; Ele é o Rei.
E comemorar Nossa Senhora como Rainha é celebrar Aquela que se colocou a serviço do Rei, Aquela mulher que disse “sim” a Deus. Comemoramos Nossa Senhora com esse título, e podemos e devemos honrá-La, como Ela mesmo já disse no Cântico do Magnificat: “Todas as gerações hão de chamar-Me de Bendita”.
Honramos Nossa Senhora — temos as ladainhas, temos tantas igrejas que são dedicadas a Ela —, mas honramos Nossa Senhora Rainha porque, de fato, Ela é a Mãe do Rei Jesus. E comemoramos a Mãe, que é Rainha, porque Ela nos deu a vida, Jesus; comemoramos a Mãe Rainha, que não simplesmente sentou no trono para mandar, mas Aquela Rainha que se colocou a serviço, que disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua palavra!”.
Que Nossa Senhora Rainha nos inspire para viver, hoje, a santidade
Honramos e louvamos a Nossa Senhora por causa do Rei Jesus. É claro, olhamos para as virtudes de Nossa Senhora, a vida que Ela nos deu. O Seu sim nos deu o alimento, Jesus; o Seu sim nos deu a vida, Jesus; o Seu sim nos deu a libertação, Jesus.
Ela foi Rainha, mas foi uma Rainha que, de fato, colocou-se a serviço do Reino de Deus. Rainha porque é Mãe do Rei, mas Rainha, mais ainda, porque serviu com amor.
Peçamos a intercessão de Nossa Senhora, neste dia, que Ela interceda por nós. Ela é a Rainha, Ela está no Céu, na Glória; e Ela intercede por nós. Mas honremos a nossa Mãe, honremos a nossa Rainha, também imitando a Ela, colocando-nos a serviço. Honremos a nossa Mãe Rainha, sendo obedientes ao Pai. Honremos a nossa Mãe e Rainha, vivendo a santidade de cada dia!
Que Nossa Senhora Rainha rogue por nós, que Nossa Senhora Rainha nos inspire para viver, hoje, a santidade, para viver, hoje, a Palavra de Deus.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!