“Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: ‘Quem é o maior no Reino dos Céus?’ Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: ‘Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus’” (Mateus 18,1-4).
Para Deus, absolutamente ninguém é menosprezado, pois para Ele todos nós somos preciosos. Possuímos um valor ao qual nada se pode comparar.
Deus não nos compara com ninguém, não mede o nosso valor com nada, porque, aos olhos d’Ele, sempre seremos únicos; para Deus nunca seremos apenas mais um. E também jamais seremos vistos por Deus, mediante às nossas capacidades, segundo os critérios deste mundo, pois esse nos mede pela nossa capacidade, mas Deus não!
Deus é diferente, os critérios d’Ele estão na nossa capacidade em sermos filhos, humildemente filhos que em tudo dependem do Seu Pai; em tudo dependem do Pai que cuida, que ampara, que sustenta os seus filhos.
O Reino dos Céus é daqueles que são humildes, simples, daqueles que não possuem malícias no seu coração
Por isso, quando Jesus é questionado pelos discípulos sobre qual deles seria o maior, Jesus chama uma criança, coloca-a no meio deles e ensina que os maiores no Seu Reino são aqueles que não perderam a capacidade de ter um coração como o coração de uma criança. O Reino dos Céus é daqueles que não perderam a capacidade de, em tudo, depender do seu Pai.
A criança, como nós sabemos, é alguém que depende de tudo dos seus pais para sobreviver. E assim podemos também compreender que o Reino dos Céus é daqueles que descobriram que sem Deus não podemos viver, assim como uma criança não consegue sobreviver sem os seus pais.
O Reino dos Céus, meus irmãos, é daqueles que são humildes, simples, daqueles que não possuem malícias no seu coração, daqueles que não têm maldade, assim como as crianças que são puras. Sendo assim, o Reino dos Céus é daqueles que passam por esse processo de conversão, são daqueles que encontram apoio e segurança em um Deus que é Pai, que cuida de nós, que nos ampara e nos sustenta; daqueles que se deixam ser encontrados por esse Deus que é nosso Pai.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!