“Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: ‘Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado'” (Marcos 16,15-18).
Jesus pediu aos doze
Hoje, nós comemoramos a conversão de São Paulo. E São Paulo viveu, de fato, aquilo que Jesus pediu aos onze discípulos: “Ide por todo mundo e a todos pregai o Evangelho”.
É interessante que Paulo não pertenceu ao grupo dos doze, mas a liturgia aplica-lhe também as palavras de Jesus que acabamos de ouvir. E sabe o que é o interessante da vida de Paulo? É que a Palavra de Deus, que foi dirigida a ele, que o levou ao encontro pessoal com Cristo, fez com que essa palavra se tornasse irresistível.
Quando acontece uma verdadeira e sincera conversão em nossa vida? Quando a Palavra de Deus se torna irresistível para nós. Foi o que aconteceu com Paulo. Por meio de sua conversão, ele levou a bom termo o Evangelho a todas as criaturas. Foi um grande evangelizador. Foi aquele que fez uma experiência pessoal com Cristo, que teve a sua vida mudada e não teve medo de testemunhar aquilo que Deus tinha feito na sua vida. Homem culto, homem inteligente, homem de vários postos dentro da hierarquia, da religião que ele seguia. Um homem que se deixou ser aquebrantado por Deus.
Deus tirou todas as suas seguranças, para que pudesse viver totalmente para Ele. E isso aconteceu na vida de Paulo: quem crer e for batizado será salvo. Paulo acreditou em Jesus. Paulo entregou a sua vida para Jesus. E porque ele entregou a sua vida ao Senhor, perdeu todas as suas seguranças. A sua única segurança era o Senhor. Ficou até cego!
Deus lhe devolveu a visão quando ele, de fato, experimentou o amor do Pai; quando ele, de fato, pôde renunciar a todo pecado e crer em Jesus Cristo. Por isso ele deu testemunho de uma fé autêntica e verdadeira.
Os sinais e prodígios que acompanham a pregação dos apóstolos, ou seja, de Paulo também aqui, manifesta a presença consoladora de Deus no meio de nós.
Em São Paulo, revela-se, verdadeiramente, o poder de Deus. Por isso, meu irmão, faça como Paulo. Entregue o seu coração e deixe Deus renovar a sua vida e a sua história.
Desça sobre cada um de vós e permaneça para sempre a bênção do Deus que é Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!