25 Sep 2022

Partilhe seus dons com os irmãos

“Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. E, além disso, há um grande abismo entre nós; por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’” (Lucas 16,25-26).

Hoje, domingo, dia do Senhor, somos presenteados por esta Palavra, em que somos convidados a refletir como está a nossa conduta com relação a Deus e ao próximo e como nós estamos recebendo os dons que Deus nos concedeu.

Aqui, Jesus conta esta parábola do rico e do pobre Lázaro. E é interessante que o pobre tem nome, é Lázaro. E o rico, que é dotado de riquezas e de dons, não tem nome. Mas por quê? Para que eu e você possamos colocar o nosso nome; para que coloquemos os nossos nomes aí.

Então, este rico tem o seu nome, o rico me representa, ele nos representa aqui. Por que? Porque nós também recebemos dons de Deus, recebemos bens d’Ele. E aqui, Lázaro, recebeu o consolo porque, na vida toda dele, ele sofreu, ele queria que pelo menos as migalhas da mesa do rico caísse ali, para que ele pudesse se alimentar, mas nem isso o rico lhe dava.

Este rico, meus irmãos, representa todos os dons que nós recebemos e que nós temos a oportunidade de partilhar com os vários “Lázaros” que estão à nossa volta.

Temos muitos dons, vamos partilhar para que o Reino de Deus possa chegar a esse irmão

Façamos um exame de consciência. Diante dos dons que nós temos recebido, temos partilhado com os mais pobres, com os mais necessitados? Os dons que nós recebemos, os dons que você recebeu, só têm sentido forem partilhados.

Assim como Deus, o nosso Pai, partilhou os Seus dons, o Dom — o Seu Filho Jesus —, a nós, também somos convocados por Jesus, que é o Dom do Pai, e distribuiu também os Seus dons a nós, para que nós pudéssemos dar aos nossos irmãos.

Tem pessoas que, como Lázaro, não querem muita coisa, mas o pouco já é o suficiente. Porque, muitas vezes, questionamos e dizemos isso: “Mas eu tenho tão pouco”. Pois é, mas o pouco que você tem pode e deve ser dado e doado ao outro. Façamos este exame de consciência e pensemos: os dons que eu tenho, os dons que você tem, nós temos partilhado?

Fazer uma visita, dar uma cesta básica, dar uma atenção àquele irmão, àquela irmã; dar Deus. Existem muitas pessoas que dão comida, dão tantas outras coisas materiais, mas só um cristão pode dar Deus. Você tem oferecido Deus para as pessoas, para os irmãos? Somos chamados, meus irmãos, diante dos dons que nós recebemos, a também dar e doar.

Deus nos deu tudo, deu-nos Jesus; e precisamos partilhar esse Jesus com os nossos. Vamos partilhar espiritualmente e materialmente os bens que Nosso Senhor nos concedeu.

Existe uma frase que gosto bastante, que diz assim: “Ninguém é tão pobre que não possa dar algo e ninguém é tão rico que não possa receber algo”. Temos muitos dons, vamos partilhar para que o Reino de Deus possa chegar a esse irmão e a essa irmã.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.