12 Jun 2024

Para ser grande no Reino dos Céus é preciso obediência e humildade

“Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar a outros a fazerem o mesmo, será considerado menor no reino dos céus. Porém, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no reino dos céus. Palavra da salvação. Glória a vós, Senhor. Quem os praticar e ensinar, será considerado grande no reino dos céus.” (Mt 5,17-19)

Eu quero falar para você, meu irmão, minha irmã, que Jesus nos garante que quem obedece aos mandamentos de Deus e os pratica será considerado grande no Reino dos Céus. Quero trazer para você os valores que o mundo tem investido nos tempos atuais. Hoje, queremos ser grandes perante este mundo, fazer coisas para mostrar às pessoas e não para agradar a Deus. Queremos agradar mais aos homens do que ao Senhor.

Deus só nos pede uma única coisa, que cumpramos os mandamentos, que vivamos na coerência, no testemunho, que deixemos a nossa vida velha para trás e nos revistamos da vida nova que Cristo veio nos trazer e a qual devemos testemunhar.

Nos tempos de hoje, até mesmo entre nós cristãos, falta testemunho. E que tristeza quando temos toda a compreensão dos mandamentos de Deus, da Sua doutrina, mas não temos a capacidade de cumprir tudo isso!

Rompendo com a hipocrisia e a incoerência

Nós não cumprimos porque não podemos, não cumprimos porque não queremos nos comprometer, pois comprometer-se vai exigir de nós renúncia. Comprometer-se vai fazer com que olhemos para as coisas que temos e precisemos tirar algumas delas, porque não convém a um cristão.

Jesus está falando: “Quem pratica os mandamentos será grande no reino dos céus”. Mas volto a dizer: não queremos nos comprometer; nós não queremos. Precisamos retirar da nossa vida tudo aquilo que é velho. Ou continuamos vivendo na mesquinhez ou continuamos vivendo uma vida que não vai fazer com que consigamos progredir na vontade de Deus. 

Saiam dessa situação, meus irmãos! Assim como eu também preciso olhar para a minha vida e sair dessas situações que me levam para longe da vontade de Deus.

O que eu mais tenho pedido a Deus, nesse meu ministério sacerdotal, é a humildade, porque quem é humilde pode se reconhecer dependente de Deus, por isso fará sempre a Sua vontade. Não procurando as grandezas nem as glórias deste mundo, mas sim a glória de Deus, a Sua vontade.

Peço que Deus nos ajude a cumprir os mandamentos para sermos considerados grandes no Reino dos Céus.

Que Deus o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.