09 Dec 2021

Para conquistarmos o Reino dos Céus é necessário esforço

“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam” (Mateus 11,12).

O Reino de Deus está no meio de nós! Agora, nós precisamos conquistá-lo. A Palavra de Deus está sendo muito explícita para nós: são os violentos que conquistam o Reino dos Céus. Aqui é importante entendermos a violência que é necessária para entrar no Reino dos Céus. Não tem nenhuma alusão à violência deste mundo; a violência que Jesus se refere é a violência do esforço, da luta interior, do combate de alma, daquele que luta contra as suas próprias vontades, suas próprias más inclinações.

Nem sempre as nossas inclinações do interior e da alma querem se voltar para Deus. O nosso coração tão facilmente se envolve pelas seduções mundanas, pelas ilusões da vida, pelas paixões que nos apresentam. O nosso coração tão facilmente se volta para os vícios; os nossos pensamentos se destoam e se deixam levar para pensar mal, para querer mal. É preciso controle interior, é preciso disciplinar até os pensamentos para que não sejam levados pelos devaneios e pelas distrações que, muitas vezes, estão roubando a nossa vida.

O Reino dos Céus é dos “violentos”, é de quem vence seus próprios vícios, suas más tendências e suas más inclinações

É preciso, muitas vezes, agir com violência interior com os nossos sentimentos, não sermos levados pelas paixões que, muitas vezes, vêm como uma avalanche sobre o nosso próprio coração. Por isso, para conquistarmos o Reino dos Céus é necessário esforço.

Numa sociedade que não preza pelo esforço, onde as pessoas estão buscando cada vez mais vida fácil, e tudo que diz respeito à facilidades, não leva as pessoas a se esforçarem. Qual é o grande esforço? O primeiro esforço é para alcançar a virtude da humildade. A nossa alma se cerca de vaidades que nos tornam pessoas orgulhosas e soberbas. “Entre os nascidos de mulher não houve ninguém maior do que João. Mas, o menor, o mais humilde(…)” (cf. Lucas 7,28), você sabe o quanto João era um homem de ascese, era um homem de disciplina interior, e isso o tornava grande diante de Deus porque ele se fazia menor, vivia uma profunda humildade, mas quem se torna menor é maior do que João.

Por isso, essa é a nossa força, essa é a nossa luta, essa é a única competição que vale na vida: a competição para sermos mais humildes, para sermos menores. Porque, no mundo onde as pessoas querem ser grandes, maiores, reconhecidas, valorizadas, aplaudidas e levantadas para serem melhores que as outras, quem se esforça, mesmo tendo grandiosidade, mesmo tendo grandes capacidades para viver na humildade, entra no Reino de Deus. Você sente nessas pessoas a presença de Deus porque a humildade faz a diferença em qualquer realidade, a humildade transforma e contagia; ao contrário da opulência, que é aquela alma cheia de arrogância, de orgulho e de soberba.

É preciso trabalho interior para vencer essa prepotência, essa arrogância que está sempre cercando a nossa vida. É por isso que o Reino dos Céus é dos “violentos”, é de quem vence seus próprios vícios, suas más tendências e suas más inclinações.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.