21 Jul 2021

Ouçamos a Palavra que é semeada em nosso coração

“Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. Quem tem ouvidos, ouça!” (Mateus 13,8-9).

Tudo o que nós precisamos é ter ouvidos para ouvir a Palavra de Deus que é semeada em nosso coração. O bom semeador, Jesus, semeia a Sua Palavra em nosso coração, o que nós precisamos é que nossos ouvidos sejam como um campo bom, um campo que realmente acolha a semente, que permita a semente da Palavra entrar, penetrar, permanecer e produzir frutos em nós.

Você sabe que o homem do campo está lá trabalhando de uma forma árdua para o seu plantio, mas não basta somente jogar a semente, é preciso cuidar da semente semeada, é preciso cuidar do solo onde a semente foi semeada, e é preciso cuidar das arestas e também daqueles que podem roubar as sementes que foram semeadas, como os pássaros; os ventos, o terreno, se ele é perigoso, se contém espinhos, tudo precisa ser cuidado.

Nós também não podemos acolher a Palavra de Deus de qualquer jeito. Veja, nós, muitas vezes, estamos querendo que Deus realize uma obra em nossa vida, mas a obra de Deus já está sendo realizada, a obra de Deus acontece por meio da Sua Palavra, porque a Palavra de Deus tem o poder da transformação, da cura e da libertação. A Palavra de Deus é a ação de Deus que faz nova todas as coisas.

Tudo o que nós precisamos é ter ouvidos para ouvir a Palavra de Deus que é semeada em nosso coração

A Palavra de Deus é a palavra que, no princípio, criou todas as coisas, a Palavra de Deus é a palavra encarnada no meio de nós; e basta uma palavra d’Ele para que o nosso coração seja transformado e mudado. Agora, é preciso acolher a Palavra!

Infelizmente, meus irmãos, estamos muitas vezes distraídos, estamos ouvindo essa Palavra de qualquer jeito, não damos à Palavra a atenção que ela realmente merece, para que ela realmente entre em nós, penetre em nós, permaneça em nós e produza frutos na nossa vida.

É preciso lutar com todo o nosso empenho para combater o espírito da dispersão, para não ficarmos dispersos. Estamos lá participando da missa e alguns entendem totalmente errado, acham que participar da missa é ir lá para receber a Comunhão, a Eucaristia. Sim, a Comunhão, a Eucaristia é o banquete eucarístico que nos é dado, mas o banquete eucarístico não é precedido, pelo contrário, ele vem junto com o banquete da Palavra. A  Eucaristia é a Eucaristia por causa do poder da Palavra, é por isso que a Palavra é proclamada, por isso que a Palavra nos é dada porque só ela pode preparar o nosso coração para que a Eucaristia realmente realize a obra de Deus na nossa vida.

Não participe mais da missa de forma distraída e avoada, não participe mais da missa disperso, não digo somente da celebração da missa, digo de toda a nossa vida. Não passe um dia sem se voltar para a Palavra de Deus, sem ouvir a Palavra de Deus, sem meditar a Palavra de Deus, sem ruminar a Palavra de Deus e cuidar para que aquilo que ouçamos entre por um ouvido e permaneça no coração e do coração saia para a vida, porque têm palavras que entram por um ouvido ou nem entram nos ouvidos, já voltam; outras entram e saem.

Que a Palavra de Deus permaneça e produza muitos frutos na nossa vida!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.