29 Sep 2023

Os Arcanjos levam as suas preces para Deus

“Natanael respondeu: ‘Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel’. Jesus disse: ‘Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!’ E Jesus continuou: ‘Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.’” (João 1,49-51)

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje a Igreja celebra os Arcanjos São Miguel, Rafael e Gabriel. O Evangelho de hoje fala dos anjos de Deus subindo e descendo.

No diálogo de Jesus com Nicodemos surge uma verdade de fé que nós professamos: a existência dos anjos, seres espirituais criados por Deus, contempladores da face do Senhor, arautos da boa-nova, guardiões do paraíso e portadores da cura de Deus.

Jesus, com a Sua encarnação, com a Sua morte e ressurreição, tornou-se ponte entre o céu e a terra, n’Ele sobe e desce. E, hoje, podemos contemplar essa descida na figura dos Arcanjos, porque, na pessoa de Jesus, os Arcanjos podem exercer esse ministério, trazendo as bênçãos do céu para a terra.

Os Arcanjos sobem e descem por causa da pessoa de Cristo, para levar as nossas preces a Deus

Gabriel desce para trazer-nos o anúncio mais belo que a humanidade já recebeu: “O Filho de Deus se fez carne e habitou entre nós no ventre da Virgem Maria” (cf. Lucas 1,26-38). Gabriel não é disseminador de fakenews; Gabriel não está a serviço de nenhuma corrente política, de nenhuma ideologia. Gabriel vem da parte de Deus nos trazer a boa-nova.

Rafael desce para socorrer o sofrimento dos filhos de Deus. Rafael não traz um paliativo; ele não vem tirar o sofrimento de um ser humano causando outro sofrimento. Ele não vem com bandeiras ideológicas que falsificam a dignidade humana; ele vem com o amor pela vida em todas as suas fases, desde a concepção até a sua morte natural. Rafael vem da parte de Deus.

Miguel desce para combater o demônio, autor e princípio do pecado, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo. Miguel não vem para lutar contra os homens, ele não traz o espírito de guerra, o desejo de aniquilar o outro, aniquilar o diferente ou os mais pobres, mas Miguel vem para uma guerra espiritual nos corações dos filhos de Deus, que são atormentados pelas insídias do mal. Ele vem para combater o bom combate.

Aí estão eles, os Arcanjos, mediadores das graças de Deus, mensageiros do Senhor que sobem e descem por causa da pessoa de Cristo, para levar as nossas preces a Deus e para nos trazer as bênçãos do Céu. Que eles roguem por nós!

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.