Olá, irmãos! Hoje, sexta-feira, o Evangelho está em Lucas, capítulo 17, e o trecho que nós vamos refletir diz o seguinte:
Lembrai-vos da mulher de Ló: “quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la, e quem a perde vai conservá-la” (Lucas17,26-37).
A mulher de Ló, no Antigo Testamento, olhou para trás enquanto Sodoma era destruída, e ela foi transformada numa estátua de sal. O que esse gesto de olhar para trás nos ensina no dia de hoje? Qual que era a atitude dela naquele momento?
Olhar para o passado
Ela procurava salvar a própria vida e, talvez, voltar para as coisas antigas, não seguir o seu próprio caminho, seguir em frente, sem olhar para trás como era a ordem.
A atitude dela significa apego ao passado de pecado, não somente apego ao passado, que já seria uma coisa não boa, mas um apego ao passado em referência ao pecado também e à desobediência. Então, todas as vezes que nós cultivamos, em nosso coração, essa saudade das coisas erradas, das coisas do Egito, Jesus nos adverte, neste dia, a nos lembrarmos da mulher de Ló, que queria uma vida de apego às coisas que já tinham passado, e não tinha a capacidade de seguir em frente, de seguir o próprio caminho que Deus tinha reservado para ela.
Por isso Jesus diz: “Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la”. Analisemos nossa capacidade de olhar não apenas, irmãos e irmãs, o que Deus nos dá, mas em que Ele nos pede para sermos melhores. O que Deus nos pede no dia de hoje?
Não analisemos apenas aquilo que oferecemos a Deus, aquilo que fizemos de bom, porque somos servos inúteis, fazemos aquilo que deveria, de fato, ser feito. Então, não nos gloriemos disso, mas tenhamos essa atenção ao que o Senhor nos pede. O que foi pedido à mulher de Ló? Para que ela seguisse em frente sem olhar para trás. Então, se o Senhor nos pede isso no dia de hoje, também para que trabalhemos o nosso coração na obediência a Deus.
Deus nos pede que caminhemos, sigamos em frente na vontade d’Ele, sem voltarmos para as realidades antigas, para as realidades de pecado. Porque, como Jesus bem nos recordou no dia de hoje, quem procura ganhar a sua vida, neste mundo, vai perdê-la, e quem a perde neste mundo vai conservá-la para a vida eterna.
Vai conservá-la para a vida eterna. Então, que seja assim na sua vida, que seja assim na nossa vida, no dia de hoje.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!