19 Apr 2025

O silêncio da espera

“No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. Elas encontraram a pedra do túmulo removida, mas, ao entrar, não encontraram o corpo de Jesus e ficaram sem saber o que estava acontecendo” (Lucas 24,1-12).

Surpreender de Deus

O Sábado Santo, meu irmão e irmã, é algo que nós precisamos meditar como o silêncio do Sábado Santo, ou seja, é um tempo de espera, mas também é um tempo de luto. O Sábado Santo é marcado então por isso.

E o interessante, meus irmãos e minhas irmãs, é que as mulheres que estavam profundamente tristes vão ao túmulo de Jesus para cumprir o ritual da unção do seu corpo, mas encontra algo inesperado: o túmulo estava vazio.

O contexto da Paixão é o de Jesus que morre na cruz, Jesus que é sepultado, mas de Jesus que ressuscita. E qual deve ser para nós a alegria desse túmulo vazio? A esperança.

Deus não está morto. Deus está vivo, e essa esperança causa em nós surpresa. O túmulo vazio é o sinal de que algo extraordinário ocorreu; não foi simplesmente o corpo que foi roubado ou movido, algo muito mais profundo e transformador aconteceu: Jesus ressuscitou.

Esse anúncio da esperança é o anúncio da vida nova, é o anúncio que transforma o nosso coração, por isso, meus irmãos, este momento nos lembra, muitas vezes, que nos encontramos diante do túmulo, e, diante deste túmulo que as mulheres encontraram vazio, é o sinal da nossa esperança, é o sinal que nós vamos passar e superar todas as realidades adversas que toca a nossa humanidade.

Jesus ressuscita para nos dar esperança na vida.

Com tudo, meus irmãos, o túmulo vazio nos convida a olhar além da morte e da destruição que vemos diante de nós. Ele é um símbolo da renovação e da vida nova, algo que Deus realiza em momentos inesperados. Ele está sempre além da nossa compreensão imediata, agindo em nossa vida de maneira surpreendente.

O que você precisa viver nesse tempo da ressurreição, neste Sábado Santo, é que Deus vai nos surpreender sempre.

O túmulo está vazio, Ele ressuscitou!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.