01 Jul 2024

O seguimento a Cristo exige renúncias e radicalidade

“Naquele tempo, um mestre da lei aproximou-se e disse: Mestre, eu te seguirei aonde quer que vás. Jesus lhe respondeu: As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. O outro discípulo disse a Jesus: Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar o meu pai. Mas Jesus lhe respondeu: Segue-me e deixa que os mortos sepultem seus mortos.” (Mt 8,18-22)

Meus irmãos e minhas irmãs, é uma alegria reencontrá-los para este mês de julho. A minha saudação a todos vocês que acompanham essa homilia diária. É muito bom estarmos juntos!

O mestre da lei queria seguir a Cristo, algo maravilhoso. Uma resposta imprevisível, mas a primeira afirmação de Jesus a ele é: o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. Ele joga limpo. Jesus não ilude ninguém. Muitas vezes, queremos um segmento de Jesus baseado em algumas seguranças, em alguns pontos de apoio, não é? Caso não dê certo com ele, eu tenho um plano B na manga, tenho onde me apoiar.

Jesus é alguém que nos tira as seguranças e nos coloca em movimento. Não dá para pretender um seguimento de Cristo numa vida estática, acomodada e tranquila. Ele não pode ser uma fuga para os nossos temores e frustrações da nossa vida. É um companheiro de viagem, aquele que nos ensina a enfrentar a dureza da vida com todos os seus desafios e com todas as suas alegrias.

 O seguimento que liberta

Nem os nossos pais podem ser usados como muletas para não darmos o nosso sim incondicional a Deus. Esse homem queria sepultar o seu pai. Se nós não nos aventurarmos no seguimento de Jesus, serão os nossos pais a nos enterrarem um dia, porque quem não segue a Cristo radicalmente já está morto. Não tem mais vida.

Já dizia uma antiga canção que eu me recordava: “Quem sabe faz a hora e não espera acontecer”. É justamente isso. Responda, hoje, na sua vida, o apelo de Cristo a você. Seja no que for, seja onde for. Seja uma resposta pronta, corajosa, audaz, que ela saia do seu coração hoje. Do contrário, vamos passar a vida toda buscando onde reclinar a nossa cabeça, mas nunca o coração. Que o Senhor nos ajude.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.