“Naquele tempo, Jesus disse à multidão: “O reino dos céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido, cheio de alegria. E ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.” (Mt 13,44-46)
Hoje, celebramos Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina. Neste Evangelho, encontramos uma lembrança da grandeza do Reino dos Céus, comparado a um tesouro escondido. Quando alguém o encontra, vende tudo o que possui, pois nada mais tem valor, nem mesmo todos os reinos da terra. Afinal, encontrou um grande tesouro: o Reino dos Céus. O desejo daquele que o encontrou é vender tudo para permanecer com esse tesouro. Ele parte cheio de alegria, pois se despojar de tudo para encontrá-lo é motivo de felicidade.
Ele encontrou, de fato, o verdadeiro “tudo” – o Reino dos Céus. Este é o verdadeiro “tudo” para a nossa vida. Aqui, encontramos uma parábola, uma analogia. Nem sempre na vida encontraremos um tesouro escondido em um campo. Mas o Reino dos Céus, esse tesouro, nos alcança a cada dia. Ele nos alcança agora também. Que o Senhor nos conceda a graça de nos alegrarmos em nos desprendermos de tudo que nos impede de alcançar o Reino dos Céus, de todas as realidades, de tudo que nos causa apego excessivo às coisas terrenas, às realidades carnais.
Um tesouro de alegria e paz
Abramos mão desses apegos e façamos a escolha pelo Reino dos Céus. Vimos que o Reino dos Céus também é comparado a um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui, pois quer ficar com ela.
O Reino dos Céus é um grande tesouro, uma pedra preciosa que encontramos. Talvez você a tenha encontrado há pouco tempo, talvez já a tenha encontrado há muito tempo. Mas, ainda assim, que o seu coração tenha a decisão de se desprender, desapegar-se para ficar apenas com Deus, para preferir sempre a vontade d’Ele, para preferir sempre fazer o que Ele deseja, o que vem do coração d’Ele.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!