10 Dec 2020

O Reino dos Céus é para os humildes

“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam” (Mateus 11,12).

Que beleza quando Jesus nos apresenta o modelo de João Batista! Ele mesmo está dizendo que entre os nascidos de mulher ninguém é maior do que João, mas quem se fizer menor é maior do que ele.

No mundo não é assim, no mundo é importante quem se faz grande, quem realiza mais, quem pode mais e consegue mais. No Reino dos Céus é quem é mais humilde, mais simples, mais obediente, quem se coloca mais sob o domínio de Deus.

E para conquistar esse Reino é preciso violência, mas aqui não é violência contra os outros nem para os outros, não é a agressão como muitos estão confundindo e até promovendo violências gratuitas em nome de Deus. Querendo promover o Reino, as pessoas estão se atacando, gladiando-se, acusando-se e criando confusões, porque se acham donas da verdade.

Aqui, é a violência daquela vontade de falar, mas agora vamos nos calar; é aquela violência de se achar dono da razão, mas não queremos ter razão nenhuma. Aqui, é aquela violência que sobe o orgulho e a soberba dentro de nós, mas nós baixamos a bola, nós nos colocamos sob o domínio de Deus. “Não somos nada, Deus é maior. Convém que Ele cresça, que eu diminua e que eu até desapareça”.

É preciso saber contrariar-se para poder conquistar o Reino dos Céus

É aquela violência em que a pessoa não fica chateada, arrasada, decepcionada, magoada porque falaram mal dela. O importante é que Deus seja amado, louvado e glorificado. Sem essa violência não conquistamos o Reino dos Céus.

Não podemos fazer e promover a violência contra o irmão. O que precisamos é violentar o nosso coração dessa explosão de orgulho, soberba e vaidades que agem dentro de nós. Precisamos saber nos contrariar para podermos conquistar o Reino dos Céus.

Precisamos realmente trabalhar com seriedade o nosso próprio temperamento que se descontrola, porque achamos que ser verdadeiros é falar o que nós queremos. Quem não consegue controlar a si mesmo vai conseguir controlar o que nesta vida?

Por isso, o Reino dos Céus é conquistado à força, e são os violentos, os que fazem penitência, os que se autocontrolam, os que perdem é que ganham. O Reino dos Céus é para os humildes; e num mundo tão soberbo como o nosso, é só quem faz muita violência consigo mesmo que consegue vencer o orgulho de cada dia.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.