04 Jul 2024

O perdão de Jesus tem poder de nos curar e libertar

“Naquele tempo, apresentaram a Jesus um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem! Teus pecados estão perdoados”. Então, alguns mestres da lei pensaram: “Esse homem está blasfemando”. Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’”? “(Mt 9,1-8)

Muito bem, meus irmãos e minhas irmãs, perdoar pecados ou “levanta-te e anda”? Ou perdoar pecados é o mesmo que dizer: “Levanta e anda”? É interessante. Vocês lembram daquelas perguntas espirais, enigmáticas, onde várias respostas eram possíveis, e a gente não conseguia nunca chegar ao miolo da questão? Jesus começou fazendo uma simples afirmação: “Os teus pecados estão perdoados”. Basta!

Foram os mestres da lei que complicaram tudo. Justamente porque, na cabecinha pequena deles, não cabia uma ação divina que extrapolasse os limites concebidos por eles. Na cabeça daqueles homens, o dia do perdão era única e exclusivamente o chamado Yom Kippur. O dia do perdão, e quem perdoava era Deus. Isso era um único dia.

O Perdão é um presente de Deus para a humanidade

Jesus percebeu que a coisa mais importante na vida daquele homem era o perdão dos seus pecados. E para o perdão não se pode esperar o mutirão de confissão do ano seguinte para pôr fim a uma opressão do mal sobre nós. Jesus não hesitou em atualizar o Yom Kippur naquele exato momento na vida daquele homem.

Seria muito espetacular, certamente, aquele homem sair pulando, curado da sua paralisia. Mas, infelizmente, sairia preso, amarrado numa estrutura de pecado. Nós deveríamos ficar de plantão na porta do confessionário para darmos um belo grito de glória a Deus quando dali saísse um penitente reconciliado por Deus. Isso sim é extraordinário.

Muitas vezes, no entanto, é só o milagre que nos causa admiração. Perdoar pecados, muitas vezes, não passa aos nossos olhos com tanta admiração. Mas, pelo texto de hoje, entendemos: perdoar pecados é dizer: “Levanta-te e anda”. Que o Senhor, hoje, possa tocar o nosso coração para redescobrirmos o valor e a preciosidade do sacramento da reconciliação em nossa vida.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.