13 Apr 2020

O medo rouba a nossa verdadeira alegria de viver

“As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria para dar a notícia aos discípulos” (Mateus 28,8).

As mulheres estavam temerosas e medrosas mesmo depois de terem encontrado Jesus, o Ressuscitado. Foi uma mistura de medo e de alegria. Alegria porque se encontraram com o Ressuscitado, mas medo dos homens e das circunstâncias, medo de como poderiam ser recebidas e aceitas.

Também é assim a nossa vida, temos a alegria de sermos discípulos de Jesus, a alegria de saber que Ele está vivo, a alegria de pertencermos a Jesus, o Ressuscitado, mas, muitas vezes, o medo fala mais alto do que a alegria da Ressurreição.

Temos medo das circunstâncias, medo do amanhã, medo do que não conseguimos e medo de todas as incertezas que o tempo provoca em nós. É preciso dizer que a fé precisa vencer a todo o medo da nossa alma e do nosso coração. Precisamos, sim, nos ocupar, cuidar da vida, das situações e das coisas, mas mais do que isso, é preciso vencer a todo e a qualquer medo.

Tudo o que nos faz sermos movidos pelo medo, vai nos corroendo, nos abatendo, nos enfraquecendo e roubando a nossa alegria de viver. Quantas vezes nos encontramos deprimidos, sem gosto pela vida; quantas vezes nos encontramos para baixo porque razões humanas nos foram tiradas e não nos alegramos, não sorrimos.

Olhemos todos para Jesus e encontremos n’Ele a alegria de viver

É preciso ressuscitar a alegria e a vida. Onde está o seu sentido e a sua razão de viver? O que, de fato, dá alegria para a sua vida? Alguns, para se alegrarem, precisam da bebida; outros, das drogas; outros, precisam de outros meios para poderem se alegrar. São alegrias humanas e passageiras que, muitas vezes, deixam um profundo vazio na alma, uma angústia que vai nos corroendo e nos matando aos poucos.

Estou falando da verdadeira alegria que somente Deus pode nos dar. É uma alegria serena e mansa, que nos leva a nos alegrarmos com o verdadeiro sentido da vida. Não precisamos ficar sorrindo para tudo quanto é lado, dando gargalhadas, mas é a certeza de que a nossa vida tem sentido; é a certeza de que encontramos uma razão para viver.

Meu encontro com Jesus Ressuscitado foi a transformação da minha vida, tenho todas as penúrias da vida, todas as situações difíceis e complicadas que todo o ser humano passa e vive. Tenho os desalentos que encontro em cada caminho desta vida, mas não tiro o meu olhar de Jesus vivo e ressuscitado. Cada vez que olho para Jesus e paro de olhar para mim, para os meus problemas e para as situações tenebrosas da vida, encontro a alegria e a razão de viver.

Encontre-se hoje com Jesus, olhe para Ele, para de olhar para si, para os seus problemas e para a vida dos outros. Olhemos todos para Jesus e encontremos n’Ele a alegria de viver.

Deus abençoe você!     

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.