03 Aug 2020

O medo enfraquece a nossa fé em Deus

“E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: ‘Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!’” (Mateus 14,27-28).

Quando a noite chega, o pavor já toma conta do coração humano diante da escuridão. Mais do que o pavor da escuridão, há as águas impetuosas que se movimentam de um lado para outro. E quando as coisas saem daquele parâmetro comum do que estamos acostumados, o medo já nos bate à porta; preocupamo-nos, agitamo-nos, assustamo-nos, porque não sabemos lidar com o diferente nem com os ventos contrários.

Quando o medo começa a tomar conta dos impulsos e dos sentimentos do coração, ele cria fantasias e fantasmas, até da pessoa que está do nosso lado temos medo, vemos nela o que ela não é, e ela começa ser uma caricatura para nós, porque o medo fantasia as realidades.

Por isso, quando Jesus está vindo sobre as águas, eles não veem Jesus, eles veem um fantasma, ficam apavorados, gritam de medo, e é preciso a voz do Mestre ressoar: “Não tenhais medo! Sou eu”.

É preciso deixar ressoar, no fundo da nossa alma, no fundo do nosso coração: “Não tenhais medo”, porque precisamos vencer o medo, o pavor, e permitir que a nossa fé seja cura, não seja simplesmente um escudo para não nos apavorar diante das situações.

Aumentemos a nossa relação de confiança com Jesus, para que nenhum medo seja maior que a nossa fé

A fé tem que nos curar dos fantasmas, das fantasias, dos pavores que fomos acumulando ao longo da vida. Quando entramos para a penumbra da nossa alma, percebemos que há muitos fantasmas escondidos dentro de nós. E eles ressuscitam criando pânico e pavor dentro do nosso coração.

Exorcizemos todos os fantasmas do coração, todos os medos e fantasias da alma, inclusive aqueles que vêm do nosso consciente, até por situações de infância que não resolvemos ao longo da vida. 

O Mestre Jesus vem ao nosso encontro para nos curar, para nos colocar de pé. É de pé que Pedro fica para ir ao encontro de Jesus, mas quando ele vai, o Mestre diz: “Vem, Pedro”. E quando Pedro caminhava em direção a Jesus, sentiu um vento bater n’Ele e ficou com medo.

O medo apavora, destrói até a nossa relação confiante com Deus. O medo nos faz tremer diante de qualquer vento que vem ao nosso encontro. O problema, no entanto, não é o vento nem a tempestade, o problema é o nosso medo que enfraquece a pouca fé que temos; e quando a fé fica enfraquecida, nós desabamos.

Alimentemos a nossa fé, coloquemos a nossa fé em Jesus e, mais do que colocá-la n’Ele, alimentemos a nossa fé com Ele. Aumentemos a nossa relação de confiança com Jesus, para que nenhum medo seja maior que a nossa fé, para que nenhum medo grite dentro de nós mais alto do que a convicção do amor que Deus tem por nós. 

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.