17 Oct 2024

O essencial é a vida eterna

“É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário” (Lucas11,49-50).

Hoje, comemoramos Santo Inácio de Antioquia. Aprendemos com ele a honrar nossa verdadeira identidade: filhos de Deus. Como filhos, devemos nos comportar como tais. Santo Inácio nos ensina que somos filhos de Deus e cidadãos do céu, e devemos viver como moradores dessa pátria.

Ele, que foi levado à cova dos leões para ser torturado pelas feras, portou-se como um grande homem de Deus, como um filho de Deus. Guardou sua fé, seu testemunho, perseverou na dor, no sofrimento, na perseguição. Muitos hoje temem viver assim. Por quê? Porque, ao viver e se portar como filho de Deus, é preciso renunciar, viver em total abnegação a Ele, é renunciar aos valores do mundo, àquilo que Ele nos propõe. Somente quem reconhece sua filiação a Deus e vive como filho pode dar esse testemunho verdadeiro e autêntico.

A vida de Deus em nós

Meus irmãos, como vocês se comportam diante de uma sociedade onde o poder, a soberba, o orgulho e o pecado reinam de forma profunda? Como eu me comporto?

Como Santo Inácio de Antioquia, que honrou sua fé, sua identidade de filho de Deus, como temos vivido isso?

A santidade de Inácio foi verdadeira e autêntica porque ele foi fiel à Palavra de Deus. Ele foi fiel ao que o Evangelho nos pede: “Quem quiser me seguir, tome sua cruz e me siga”.

Santo Inácio viveu essa verdade profundamente e foi coroado com a glória eterna. Ele foi trucidado pelos leões por se recusar a prestar culto aos deuses romanos, aos deuses pagãos. Nós também seremos levados a situações semelhantes. Qual será nossa resposta de fé diante de tudo isso?

Que Santo Inácio de Antioquia nos ajude a perseverar no amor de Deus e nessa fé que nos leva à vida eterna, ao que é essencial.

Que nosso Senhor vos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.