08 Oct 2020

O Espírito Santo é a graça maior que tanto precisamos

“Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” (Lucas 11,13).

A bonita história ou parábola que Jesus conta é a do amigo que vai pedir, já tarde da noite, três pães ao seu amigo, bater à porta e suplicar. Era hora de incomodar os outros? Porém, diante da insistência do amigo que bate, ele vai dar os pães para se livrar daquele amigo inoportuno.

Ora, se vamos fazer isso com quem é inoportuno na nossa vida, imagina se Deus não vai dar ao nosso coração, à nossa vida se formos insistentes e persistentes na súplica e na oração. Por isso, a primeira coisa que precisamos aprender quando queremos orar de verdade é que a oração verdadeira é aquela que é persistente.

É importante lembrar que Deus não cede ou se deixa levar pelas ansiedades do nosso coração; Ele não vai nos conceder alguma coisa pelo nosso desespero, pela nossa pressa, pela nossa ansiedade e pela nossa vontade. Ele vai nos dar pela nossa perseverança, por isso, uma graça importante que precisamos buscar na vida oracional é a de perseverar. Quando conseguimos ser perseverantes na oração, primeiro, a nossa vida espiritual se apruma, ganha consistência, sabor, valor, intimidade e proximidade com Deus.

Não podemos buscar outra coisa, outra graça e outro bem maior do que ter o Espírito Santo

Fico pensando que graça maior podemos ter do que essa de já vivermos a proximidade por via da oração. Agora, muitos de nós, quando se fala em pedir, estamos sempre lembrando das coisas materiais porque somos pessoas feitas de matérias, então, estamos buscando ser atendidos em nossas necessidades materiais.

Aqui é um erro e ele precisa ser evitado e combatido. Cuidemos em buscar, em primeiro lugar, o Reino de Deus e o acréscimo virá. Não busque Deus como se Ele fosse o acréscimo porque Ele não é, Ele é o essencial. Por isso, nós que somos maus damos coisas boas aos nossos filhos, o nosso Pai nos dá o Espírito Santo, se nós o pedirmos.

Penso que não precisamos de mais nada, se tivermos a graça do Espírito Santo, porque eu não tenho dúvida de que quem tem o Espírito tem tudo: sabedoria, discernimento, força, determinação, coragem para se levantar, para recomeçar, para fazer e para trabalhar.

Quem tem o Espírito Santo tem sabedoria para fazer o discernimento da hora de ir e de ficar, da hora de falar; quem tem o Espírito Santo sabe reparar os próprios males que cometeu na vida. Quem tem o Espírito Santo sabe o que dizer ao seu filho, aconselhar, se acalmar ou saber esperar, por isso, não podemos buscar outra coisa, outra graça e outro bem maior do que ter o Espírito Santo.

Peçamos com insistência, com ardor e amor, sem jamais desistir, porque é dessa graça que a nossa vida tanto precisa.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.