Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará”. (Jo 16, 7-13)
Meus irmãos e minhas irmãs, a vida é feita de gradualidade. Em cada fase da nossa vida conseguimos suportar certas adversidades. Às vezes, recebemos um choque de realidades duras, com as quais nós não sabemos lidar nem responder, são eventos isolados.
Jesus respeitou as fases do amadurecimento espiritual dos Seus discípulos. Certamente, quanta coisa Jesus teria dito a eles, mas, por amor e respeito à imaturidade deles, segurou-se em muitas circunstâncias para não desanimá-los nem escandalizá-los.
O Espírito não apenas recordará as coisas ditas pelo Senhor
Nós observamos, na Bíblia, que Deus foi se revelando pouco a pouco a nós. Já viu o estrago que uma tromba d ‘água causa no solo? [Aqui, nós também queremos aproveitar a oportunidade para nos solidarizar com os nossos irmãos que estão sofrendo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e rezar por esta situação]. Bem, quando vemos o efeito de uma tromba d ‘água, quando cai de uma vez só, quanto estrago ela faz, não né?! O solo não é capaz de absorver aquela água num tempo rápido. É assim, meus irmãos, Jesus vai como que, a conta-gotas, mostrando a Sua verdade e a Sua vontade no nosso tempo.
Jesus abre uma parte da janela da Verdade, mas caberá, depois, ao Espírito Santo, escancará-la a nós e revelar-nos completamente Deus e Seu projeto de amor pela humanidade. Um detalhe: o Espírito não apenas recordará as coisas ditas pelo Senhor, mas também as coisas futuras, as profecias para os tempos atuais. Não espere de um vidente aquilo que o Espírito Santo pode revelar para você, abra-se à ação e invoque-O com fé. Nós estamos nos preparando para esta grande solenidade. Invoque o Espírito Santo e peça que Ele o ajude a amadurecer no caminho do Senhor.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!