08 Feb 2020

O descanso é tão sagrado quanto as obrigações

Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco” (Mc 6,31 ).

Jesus tem uma atividade itinerante e intensa enquanto vai por todos os cantos daquela Galileia. Ele está anunciando o Reino de Deus; Ele está proclamando a Palavra de Deus. As multidões não dão descanso para Jesus, as multidões incomodam a Jesus, porque elas estão doentes, enfermas, as ovelhas estão machucadas.

E Jesus é movido de compaixão por nós, por nossas feridas e dores. Jesus é movido de compaixão pelas nossas enfermidades, Ele não cessa em cuidar de nós, mas está dizendo aos seus: “Quem cuida dos outros precisa cuidar primeiro de si. Por isso, Ele chama: “Vinde sozinhos! Não traga ninguém nem fique na presença de alguém agora, vamos para um lugar deserto. Vamos descansar um pouco”.

Todas estas obrigações são sagradas: o nosso trabalho; a nossa missão, evangelização; as nossas responsabilidades em casa, na família, no trabalho; mas tão sagradas quanto essas obrigações também é o descanso, o repouso. O que torna a nossa geração doente, enferma, deprimida, depressiva e tão carregada emocionalmente é porque não sabemos do valor sagrado do descanso.

Não vale aquele ditado ultrapassado: “Enquanto descanso, carrego pedras”; de forma alguma, pois, enquanto eu descanso, eu descanso; enquanto eu durmo, eu durmo, e não posso levar para a minha cama as contas a pagar,  os problemas para resolver, preocupações para me agitarem. Deus quer me restaurar, quer me curar quando eu me jogo em cima da minha cama para dormir; e quando estiver dormindo, só posso fazer uma coisa: dormir, e, de preferência, mergulhar em Deus, entregar para Deus o meu sonho e dormir de uma forma intensa. 

Dê o valor do descanso para a sua vida, o valor sagrado e único que ele tem

Eu não posso tirar o dia para descansar e, com isso, adiantar os meus trabalhos, resolver os meus problemas, pois os problemas não deixaram de nos perturbar enquanto não nos restaurarmos. Há pessoas que, infelizmente, não têm tempo para a casa, família porque o dia em que podem descansarem juntos inventam obrigações.

“Ah, padre! É porque você não sabe o tanto de coisa que tenho para fazer”. Todo mundo tem muita coisa para fazer,  mas você não vai esperar a doença, a enfermidade ou a morte te paralisar. Você vai levar a sério o que a Palavra nos ordena, vai obedecer a Jesus, vai obedecer ao Pai que fez o mundo em seis dias e, no sétimo, descansou. Você vai saber que o descanso é sagrado, ele é a nossa forma de cultuarmos a Deus e de nos colocarmos na presença d’Ele para que Ele nos restaure e fortaleça.

Não espere ficar doente para implorar de Deus a cura, é melhor se cuidar para não adoecer e, depois, não se atormentar. Por isso, digo a você: dê o valor do descanso para a sua vida; o valor sagrado e único que ele tem, assim como Jesus deu para os seus e para si mesmo.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.