04 May 2020

O Bom Pastor dá a vida por Suas ovelhas

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa” (João 10,11).

Queremos olhar para Jesus, o Bom Pastor. O bom pastor é aquele que dá a vida pelas suas ovelhas e não permite que o ladrão, o mercenário nem o lobo as ataquem ou roubem, a não ser que elas não queiram ficar no colo do seu pastor e fujam para outros redis.

Jesus dá a vida, no seu sentido mais pleno, para cuidar das Suas ovelhas. Ele cuida com amor, com ternura, e preocupa-se com cada inquietação que parte do coração da ovelha.

Não pense que Jesus está distante das nossas inquietações, preocupações e tensões, somos nós que precisamos colocar o nosso coração n’Ele, porque Ele cuida do coração de cada ovelha.

Há ovelha que se distancia, que não dá voz nem vez para o seu pastor. Há ovelha que se deixa seduzir, enganar-se e iludir-se por outros pastos que parecem mais vistosos, mais bonitos e, aparentemente, mais atrativos. O bom pastor, no entanto, cuida do coração das suas ovelhas.

O único que não nos deixa é Jesus, o Bom Pastor que dá a vida e cuida das Suas ovelhas em tudo

Ele sabe que as ovelhas se machucam nos pastos da vida – machuca a perninha, rala-se e fere-se. O bom pastor vem, cuida e dá o tratamento. Ele, de fato, vai cuidar até que a ovelha se recupere. Por isso, precisamos colocar o que está machucado, ferido e dolorido no coração do Bom Pastor, para que Ele cure as feridas da nossa alma e do nosso coração.

O Bom Pastor nos dá a vida. Não adianta estarmos vivos, precisamos viver, precisamos ter vida com gosto, com sentido, com razão de ser e de viver. Quando olhamos para o Bom Pastor e vemos que a vida d’Ele é doar-se e amar; então, se não estamos amando nem nos doando, é porque a nossa vida não está n’Ele.

Precisamos estar com o Bom Pastor, para que Ele cuide de nós, porque se não estivermos, estaremos nas mãos dos mercenários da vida que nos iludem e nos enganam. Quantos mercenários no campo da religião, da política e dos negócios! Quantos mercenários estão interessados em nós e naquilo que podemos fazer para favorecê-los! E usam de toda e qualquer linguagem afetuosa, bonita, cheia de recursos que até ficamos mexidos.

Sentimo-nos mexidos por dentro quando escutamos os discursos que falam e usam, mas são só falácias, porque o único capaz de dar a vida por nós é o Bom Pastor. Não nos deixemos enganar por discursos melosos, afetuosos, que seduzem as nossas realidades financeiras, econômicas, afetivas, as nossas carências, porque vão nos sugar, puxar-nos e depois nos deixarão.

O único que não nos deixa é Jesus, o Bom Pastor que dá a vida e cuida das Suas ovelhas em tudo. Deixemo-nos ser cuidados por Jesus, o Bom Pastor.

Deus abençoe você!    


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.