02 May 2011

O arrependimento é essencial à verdadeira conversão

Neste texto do Evangelho de hoje, temos o diálogo de Jesus com Nicodemos, que é um convite à conversão. Coloca em confronto as duas opções: aquele que crê e aquele que não crê, aquele que pratica o mal e ama as trevas e aquele que pratica a verdade e se aproxima da luz.

Jesus rejeitava, muitas vezes, àqueles que tentavam segui-Lo. A um jovem rico que buscava o Seu conselho, Ele replicou com palavras tão fortes que o homem foi embora entristecido, não disposto a segui-Lo a tão alto preço. A um importante líder religioso, Nicodemos, que vinha louvando Jesus, o Senhor respondeu abruptamente: “Você tem que nascer de novo, se quiser ao menos ver o reino de Deus!” Jesus pintava francamente as dificuldades de segui-Lo e rejeitava todos os que tentavam fazê-lo de forma inadequada. Cristo pregou sobre o tema: “Não pode ser meu discípulo”, discutindo abertamente a necessidade de calcular o custo antes de iniciar o discipulado.

Não porque o Senhor não quisesse seguidores. Ele veio ao mundo para buscar e salvar os perdidos. Ele estava profundamente comovido pelas multidões perdidas e ansiava pela conversão desta. Mas sabia que não seria fácil para os homens segui-Lo e que eles estariam inclinados a enganar-se a si mesmos, pensando que eram discípulos, quando não o eram de fato. O Senhor nunca deixou de declarar francamente o que a conversão real exige.

A troca de palavras entre Jesus e Nicodemos, neste Evangelho de hoje, é fascinante. Esse homem era um chefe religioso e se dirigiu ao Senhor louvando Seus ensinamentos e milagres. É difícil saber o que se passava na mente de Nicodemos, enquanto falava. Talvez estivesse esperando louvor, uma posição na administração de Jesus ou um voto de confiança pela obra que ele mesmo estava fazendo, como mestre em Israel. Mas a resposta surpreendente de Jesus foi: “Nicodemos, você precisa começar tudo de novo, se quiser entrar no reino de Deus”. Seja o que for que esse homem estivesse esperando, não era isso! A resposta de Jesus significa que toda a religião de Nicodemos, toda a sua atividade no ensino e toda a sua posição no Judaísmo eram sem valor em relação ao domínio de Deus.

Nós também precisamos ver que toda a nossa religião e nossa grandeza nada valem. As realizações do passado nada representam. Precisamos recomeçar tudo novamente para sermos capazes de entrar num relacionamento com Deus.

Mas, para isso, basta olhar para o que Jesus ensinou. Para Ele é loucura começar um projeto sem entender primeiro o que será exigido para terminá-lo. Ele ilustrou isso com a ideia de um homem que começou a construir uma torre, mas loucamente se esqueceu de fazer um orçamento para determinar se teria fundos para completá-la e, assim, teve que parar no meio do projeto. A verdadeira conversão necessita de um cuidadoso exame do estilo de vida que Deus espera do convertido.

O arrependimento, que é essencial à verdadeira conversão, envolve morte ao pecado. A Bíblia o compara à morte e ressurreição de Cristo. Tem que haver uma mudança de estilo de vida radical. A Bíblia usa termos como “matar o velho homem” e “revestir-se com o novo homem”, e descreve com minúcias as mudanças exatas que precisam ser feitas. Maus hábitos — embriaguez, imoralidade sexual, ira, ganância, orgulho, etc. — precisam ser eliminados da própria vida, ao passo que devem ser acrescentados o amor, a verdade, a pureza, o perdão e a humildade. Este é o resultado do arrependimento.

Muitas pessoas tentam ser convertidas e converter outras, sem arrependimento. Elas ensinam um Cristianismo “indolor”, que não exige sacrifício. E salientam as emoções, a felicidade e as bênçãos, porém, pensam pouco sobre as mudanças reais que a conversão exige na vida diária da pessoa. Entendamos isto claramente: não há conversão sem transformação. Aquele que acreditou e foi batizado, aquele que até mesmo foi aceito na Igreja e participa fielmente das atividades religiosas, mas que não se arrependeu, não é salvo. O arrependimento é um compromisso sério, determinado, para mudar a própria vida.

Para tomar parte realmente na Ceia do Senhor, a pessoa necessita nascer de novo, no poder da água e do Espírito Santo. Ela precisa executar o ato certo, pelo motivo certo, sendo uma discípula fiel de Cristo.

Padre Bantu Mendonça

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.