“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna, pois Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,14-15)
Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, dia 14 de setembro, a Igreja celebra a exaltação da Santa Cruz. Hypsoo significa “exaltar”, é a palavra que aparece no Evangelho, que não é apenas levantar, mas é exaltar, Hypsoo. Esse termo está no Evangelho de hoje, como disse, “como Moisés exaltou a serpente no deserto, o Filho do homem será exaltado”. Eu quis tomar esse significado real da tradução em português – levantado – para dizer que não se trata apenas de mostrar o Crucificado na Cruz, não se trata disso! Mas de exaltar, pelo Cristo, aquilo que aconteceu na Cruz, é o evento que acontece na Cruz.
A Carta aos Filipenses diz que Jesus foi obediente até a morte, e morte de Cruz, ou seja, Jesus estava disposto a tudo por amor à humanidade, e isso comportou uma morte cruel na Cruz. O mesmo texto do Evangelho não permite que nós façamos uma leitura fatalista ou meramente sangrenta do sacrifício de Cristo. “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”. Essa é a afirmação clássica do Evangelho de São João.
Por isso o amor é que deve ser evidenciado na Cruz de Cristo; se não, nós vamos transformar a Cruz, o nosso objeto que usamos de devoção, num amuleto ou num objeto “mágico” que expulsa o demônio. É justamente isso, porque a Cruz expulsa o demônio no rito do exorcismo, é justamente porque Deus é amor, e o amor tem um nome, e Ele deu a sua vida na Cruz por mim e por você. Por isso a Cruz expulsa todo mal, porque, na Cruz de Cristo, está estampado o amor de Deus.
Na Cruz, o amor é exaltado
Vale lembrar aquela linda canção que dizia assim: “Ninguém te ama como eu. Olhe para a Cruz, esta é a minha grande prova” [Eugênio Jorge]. Ali, na Cruz, o amor é exaltado, o amor de Deus é exaltado, e nós podemos contemplá-Lo.
Contemple, hoje, o Crucifixo. Você tem na sua casa, na porta da sua casa ou num cômodo da sua casa, um Crucifixo? Contemple-o, contemple o amor grandioso de Deus por você e, hoje, desista do suicídio, desista da traição, do aborto, do roubo, da calúnia, da vingança, do assassinato, desista de tudo aquilo que o afasta do amor do Deus, porque Cristo morreu na Cruz para salvar você.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!