23 Jan 2020

O amor faz com que cuidemos uns dos outros

“E, a partir daquele dia, não olhou mais para Davi com bons olhos”. (I Sm 18,9)

O povo está exaltando a Davi porque ele venceu o grande filisteu, Golias. Então, começa a clamar: “Davi matou a dez mil; Saul matou a mil”; o fato é que Saul ficou muito encolerizado. E por que que Saul ficou encolerizado? A cólera é o fruto da inveja, em vez de se alegrar com o bem que Davi fez, se unir a ele, exaltá-lo, pelo contrario, Saul ficou com inveja daquilo que Deus realizou por meio de Davi.

Pessoa invejosa é aquela que não se deixa guiar por Deus, mas por si própria; ela é incapaz de se alegrar com os dons que Deus dá ao outro, com o bem que Deus faz por meio de outros. E o coração que se enche de inveja, se enche de cólera, de raiva, de rancor, de ressentimento; e a primeira coisa que faz é falar mal. Dentro do seu coração mata-se aquela pessoa que é causa da inveja.

É, de fato, isso que Saul está fazendo; a cólera fez com que ele matasse dentro de si o amor, o sentimento mais nobre que podia e devia ter por Davi, que veio para ser, acima de tudo, um colaborador. Mas não, pois, dentro de si, ele já rejeita e mata Davi.

O amor faz com que cuidemos uns dos outros; o amor faz com que possamos proteger uns aos outros

Quando nos ressentimos com alguém e esse ressentimento não é curado, nós vamos matando essa pessoa dentro de nós; e, a primeira coisa que acontece é falarmos mal. Então, é isso que aconteceu, pois Saul vai para Jônatas, seu filho, para falar mal de Davi e, ainda, desejoso por matá-lo. Mas Jônatas, o filho de Saul, muito amava a Davi e era muito amigo dele. Ele não segue a cólera de Saul, muito pelo contrário, se precavê da cólera do seu pai; se isola daquilo que é a cólera, raiva; ele se blinda daquele mal. Jônatas, na verdade, vai advertir e ajudar o seu amigo.

Enquanto a inveja mata e faz de nós pessoas coléricas, maldosas; faz de nós pessoas que falam mal uma das outras, o amor faz com que cuidemos uns dos outros, o amor faz com que possamos proteger uns aos outros. Essa é a atitude de Jônatas, que amava profundamente a Davi que, por sua vez, o amava profundamente, pois havia sinceridade sincera, pura, autentica. E Jônatas vai ser o escudo, mesmo sabendo da ira do seu pai, para proteger o seu amigo.

Não sejamos pessoas do mal, da inveja, não sejamos pessoas da cólera, da ira, e sim do amor, assim como foi Jônatas, porque o amor liberta, protege, precavê, mas a inveja nos destrói e nos leva a destruirmos uns aos outros.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.