15 May 2022

O amor de Cristo te dá uma nova chance de recomeçar

“Depois que Judas saiu do cenáculo, disse Jesus: ‘Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo’. Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei” (João 13,31-33a).

Veja, meus irmãos, neste dia consagrado ao Senhor, neste domingo, Jesus nos dá a graça da Sua Palavra. Aparentemente, o início do Evangelho começa lembrando-nos daquele episódio dramático da traição de Judas. A Palavra diz que Judas saiu do cenáculo e, agora, o Filho do Homem foi glorificado.

A última tentativa de Jesus faliu, a última tentativa que Jesus fez para resgatar Judas foi válida; Judas não quis o amor de Cristo, ele não quis a companhia de Cristo, a exigência que é estar ao lado de Cristo. Mas quando Judas sai para entregar o Filho de Deus, o Evangelho diz: “Agora foi glorificado o Filho do Homem”. Parece absurdo, mas a glória do Filho e a glória do Pai — porque o Evangelho completa: “O Filho foi glorificado e Deus foi glorificado n’Ele”. Glória do Filho e glória do Pai é amar incondicionalmente.

Quando o Filho de Deus recebe a traição e, por consequência, o Pai do Céu também recebe a traição, é nesse momento que o Filho é glorificado, é nesse momento que o Pai é glorificado. Veja que absurdo, quando se manifesta o seu amor incondicional, ou seja, amando a quem não quer, a quem não merece, a quem O trai, a quem O rejeita.

O mandamento novo supera todas as realidades de amor

Esse é o amor com que Cristo nos amou, esse é o amor com que o Pai nos amou, por isso, podemos entender que, onde existe expressão de amor desse tipo, aí está Deus.

Podemos olhar isso na nossa vida, quando amo gratuitamente, quando amo sem exigir, quando amo sem pretensões e quando amo até na capacidade de perdoar uma ofensa e uma traição, aí está o amor de Deus, estou me assemelhando ao amor de Cristo e ao amor de Deus.

O Senhor termina dizendo: “Dou um novo mandamento”, por isso, existe um mandamento novo porque o mandamento novo supera todas as realidades de amor. E a palavra aqui “novo” cai em nós, ou seja, novo na qualidade, é novo porque a qualidade desse amor é um amor incondicional, é um amor sem pretensões, é um amor sem ambições, é um amor capaz de esquecer a ofensa e de recomeçar. Esse é o amor de Cristo, Ele nos dá uma nova chance.

Espero que eu nem você percamos essa oportunidade, como Judas perdeu, mas abracemos a oportunidade que o Senhor nos dá hoje, de nos sentirmos profundamente amados, de voltarmos atrás e sermos fiéis a Ele até o fim.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.