08 Feb 2024

Nos momentos de dificuldades, deposite sua fé em Deus

“Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. Jesus disse: ‘Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos’. A mulher respondeu: ‘É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair’. Então Jesus disse: ‘Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha’” (Marcos 7,25-29)

A fé e a humildade de alguém é comprovada nos momentos de contrariedade e provações. No Evangelho de hoje, podemos contemplar a comprovação da fé e da humildade de uma mulher pagã, mas que havia escutado falar sobre Jesus e, diante de uma grande necessidade, decidiu ousar na sua fé.

Aqui, podemos tirar algo importante para a nossa caminhada, para o nosso crescimento, para o crescimento da nossa fé. Os momentos de grande dificuldade formam pessoas ousadas na fé! Podemos até não ser merecedores, assim como aquela mulher que era pagã, não era talvez merecedora, mas diante de uma grande provação, se possuímos o mínimo de fé e somos ousados, Deus realiza grandes coisas na nossa vida.

Faremos essa experiência do impossível se ousarmos na nossa fé. Quem tem fé e é humilde não desiste na primeira tentativa. A fé e a humildade fazem de nós pessoas persistentes.

Os momentos de grande dificuldade formam pessoas ousadas na fé

Essa mulher não desistiu na primeira tentativa, ela poderia muito bem ter desistido, mas, diante da necessidade que passava, ela foi ousada e insistiu. O que poderia ser uma resposta negativa da parte de Jesus, ao responder que não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos, foi, na verdade, um impulso para ela demonstrar toda a sua ousadia na fé.

Em nossa vida também é assim: as provações, as contrariedades da vida e até aquilo que parece ser uma negativa de Deus diante de um pedido, de uma súplica, de uma prece, talvez seja o impulso para crescermos na fé, para sermos ousados e insistirmos mais um pouco.

Então eu falo para você: não desista na primeira tentativa, não desista com as demoras. Deus não demora, mas Ele tem o seu tempo! Talvez isso que você esteja vivendo, você até sinta: “Deus não me ouve mais, não ouve mais a minha prece”. Talvez seja um apelo de Deus para que você cresça na sua fé, para que você insista, para que você aprenda a ter a humildade de sempre pedir e confiar.

As contrariedades da vida nos levam também a crescermos na nossa fé, a crescermos em humildade. Quem é humilde e quem tem fé alcança grandes coisas de Deus!

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.