23 Mar 2023

Não tenha medo de dar testemunho a favor de Jesus

“As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor.” (João 5, 36b-37a)

Um tema importante no Evangelho de São João é o o testemunho. Juridicamente, testemunho é a palavra que confirma a verdade de uma outra palavra. Nós temos, por exemplo, quando alguém é chamado a exercer o papel de testemunha, em juízo, quer dizer que a palavra dessa pessoa vai declarar verdadeira a palavra do acusado, ou seja, a confirmação do que diz o acusado é possível ou porque se viu, ou porque se ouviu, ou porque se conhece a índole daquele acusado. 

Jesus é acusado de fazer-se igual a Deus e apela para o testemunho do Pai em Sua defesa. Ele faz isso pondo a atenção nas obras, mostrando que, de fato, as suas obras dão testemunho de que Ele é filho de Deus. E quanta coisa Jesus fez, quantas obras estavam ali, diante dos olhos dos judeus, e essas obras podiam muito bem testemunhar a divindade de Jesus, a natureza da Sua pessoa! Como diz o ditado: “O pior cego é aquele que não quer ver”. E, diante dos judeus, estavam numerosas obras que Jesus realizava em nome do Pai. 

Nós, cristãos, somos chamados ao martírio do testemunho, a dar a nossa palavra para confirmar a palavra de Cristo

Uma coisa interessante que nos ajuda nesta reflexão é a palavra testemunha que, na tradução do grego, quer dizer:martyria”,  o que nos lembra “mártir”, ou seja, a palavra testemunha também quer dizer mártir. E os mártires são aqueles que anunciam o Evangelho com a própria carne, com o próprio sangue. E com isso entendemos que, hoje, também nós, cristãos, somos chamados ao martírio do testemunho, a dar a nossa palavra para confirmar a palavra de Cristo.

Com a nossa vida, os nossos valores, o nosso estilo de vida, nós somos chamados a testemunhar e, muitas vezes, temos de sofrer por causa desse testemunho. Na nossa família, no nosso trabalho, onde estudamos, somos chamados a darmos testemunho de Cristo, custe o que custar.

Aqui, então, aparece um ponto de decisão: “Eu busco a glória dos homens ou  busco a glória de Deus?”; “Eu me preocupo com a minha imagem diante das pessoas ou com a minha imagem diante de Deus?”. Testemunhe! Não tenha medo. Estejamos ao lado da Verdade, vivamos pela Verdade, defendamos a Verdade, para que Deus seja glorificado na nossa vida; e sejamos, de fato, as suas testemunhas. 

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.