23 Jan 2023

Não permita que a divisão tome conta do seu coração

“Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se” (Marcos 3,24-25).

Meus irmãos e minhas irmãs, ontem meditamos sobre a constituição da família de Jesus, do Reino de Jesus. Vocês se recordam? Jesus chamou os Seus discípulos, chamou as duplas de irmãos para constituir a nova família de Deus, o Reino de Deus.

Hoje, Ele faz um alerta sobre o perigo da divisão ao interno da Sua Igreja, das famílias e das nossas comunidades. Ontem, terminei a homilia dizendo, justamente, essa realidade: o perigo que ronda as nossas comunidades e as nossas famílias deste mal da divisão.

Veja, até o demônio sabe que ele não pode se dividir. O padre leu apenas um trecho, mas o contexto é aquela acusação que Jesus sofreu de agir em nome de Belzebu, o príncipe dos demônios. Então, Jesus fala sobre essa realidade, que um reino dividido não se mantém, uma família dividida não se mantém, e nós vemos que até o demônio sabe que ele não pode se dividir, do contrário, ele estaria perdido.

Abramos os nossos olhos para enxergarmos quais são os sinais de divisão

Vocês se recordam daquele episódio do possuído dos gerasenos, que diz: “O que queres de nós, Jesus de Nazaré?” (cf. Marcos 1,24); de Madalena que saíram sete demônios. Se até os demônios se unem para fazer o mal, não podemos deixar que a divisão assole os nossos corações.

Jesus se manifestou para destruir o divisor por excelência: o diabo. O seu nome significa isso: diabolus, aquele que divide. Tudo que divide deve ser rejeitado pelo nosso coração. Todas as realidades ao entorno da sua família, do seu trabalho, da sua comunidade, que começam a “cheirar” divisão, você precisa rejeitar.

Como disse, se até o demônio sabe que ele precisa se unir para um objetivo, nós também precisamos nos unir para destruir as obras das trevas, precisamos nos unir para destruir as obras do diabo que querem, muitas vezes, fazer com que pais estejam distantes dos filhos, o esposo da sua esposa, os irmãos de comunidade se desentenderem, para que a obra de Deus não aconteça.

Abramos os nossos olhos para enxergarmos, em nós e nas estruturas que nos cercam, quais são os sinais de divisão. E você, pessoalmente, rejeite tudo o que dentro de você possa sinalizar esse espírito divisor.

Peçamos ao Senhor, hoje, essa graça de constituir a família de Jesus na comunhão, no respeito, no zelo uns pelos outros, na oração mútua uns pelos outros, para que o Reino de Cristo seja construído, para que a família de Deus cresça cada vez mais.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.