07 May 2022

Não abandone jamais a sua fé

“Naquele tempo, muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: ‘Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?’. Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: ‘Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida’” (João 6,60-63).

Veja, meus irmãos, essa Palavra realmente é dura, ela exige de nós uma adesão. Para nos adequarmos a ela, é preciso uma adesão não apenas da razão, mas do coração. É preciso que aquilo que Jesus nos afirma passe pela experiência do nosso coração. Não basta uma adequação apenas racional, porque, às vezes, o mistério exige a fé e não o entendimento. Muitas vezes, os mistérios de Deus vão pedir a nossa adesão de fé e não o entendimento racional, e isso, muitas vezes, nos desinstala como desinstalou muitos dos discípulos de Jesus, e ter fé não nos faz menos humanos, de forma nenhuma, mas nos faz ainda mais humanos, porque nós damos espaço para o divino.

O ser humano não sobrevive sem o divino, por isso a fé nos torna ainda mais humanos, ainda mais capazes, mais abertos àquilo que é a beleza do transcendente. Por isso que certas verdades de Cristo são duras de entender, e os discípulos afirmaram isso: “Essa palavra é dura”. A fé é a experiência de toda a pessoa e não apenas da nossa cabeça, mas a experiência de todo o nosso ser. O coração, os sentimentos, as emoções, as nossas experiências, os nossos encontros, tudo isso são elementos que apoiam a nossa fé, que nos ajudam a experimentar o mistério. Não podemos ficar só com a parte racional.

A fé é a experiência de toda a pessoa, e não apenas da nossa cabeça, mas a experiência de todo o nosso ser

Às vezes, muitos de nós também nos afastamos, vamos embora só porque, naquele momento, não conseguimos ter o controle da situação, o controle da razão para entender determinadas coisas, e muitos, nesse momento, vão embora e abandonam o caminho de fé. Mas aqui está a palavra do apóstolo Pedro, que representa toda a comunidade, que representa também o meu e o seu coração: “Senhor, onde iremos? Só tu tens palavras de vida eterna”. Ou seja, só a tua Palavra nos completa, só a tua Palavra nos faz verdadeiramente humanos, só a tua Palavra preenche o nosso coração, porque ela envolve todo o nosso ser, o nosso intelecto, a nossa razão, os nossos sentimentos, as nossas experiências, as nossas emoções.

Essa é a verdadeira experiência com Jesus Cristo, nossa pessoa num todo precisa aderir a esse mistério. Essa palavra não é dura, ela é forte, potente e transformadora. Então, não tenha medo, não vá embora, não abandone a sua fé; permaneça com Jesus, porque Ele está contigo.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.