04 Feb 2023

Na oração, encontre o descanso necessário para a sua vida

“Naquele tempo, os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. Ele lhes disse: ‘Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco'” (Marcos 6,30-31).

Os discípulos de Jesus voltaram de uma missão e, apesar do cansaço, eles estavam entusiasmados, alegres e contaram a Jesus tudo o que havia acontecido, toda a graça que havia acontecido naquela missão.

Jesus, certamente, conhecendo e sabendo do cansaço dos Seus discípulos, lhes propõem um momento de descanso, os convida a afastarem um pouco, a se retirarem para descansar.

Meus irmãos, a nossa vida, em suas diversas atividades, sejam elas atividades profissionais ou pastorais ou de evangelização, precisa ser composta de momentos de intensas atividades, mas também de momentos de descanso, momentos de refazer as forças.

O próprio Jesus nos ensina que, após intensas missões, intensos trabalhos, não podemos deixar de buscar, de estar a sós com Ele, de buscar o nosso descanso também; descanso para estar em oração e descanso para refazer as forças.

O descanso também é um dom precioso de Deus, é o próprio Senhor quem nos convida a nos retirar para descansar

Um dos hinos da Liturgia das Horas reza da seguinte forma: “Ó Deus, fonte de todas as coisas, vós enchestes o mundo de dons e, depois de criar o universo, concluístes que tudo era bom. Terminando tão grande trabalho, decidistes entrar em repouso, ensinando aos que cansam na luta, que o descanso é também dom precioso”.

O descanso também é um dom precioso de Deus, é o próprio Senhor quem nos convida a nos retirar para descansar, para refazer as forças, porque Ele sabe que nós não somos máquinas. Na verdade, até as máquinas — quando trabalham muito —, desgastam as suas peças, imagine nós! Precisamos também do descanso.

Por isso, meu irmão e minha irmã, saiba buscar também o seu momento de descanso. Saiba que, às vezes, após a missão, após o trabalho, é necessário também se retirar para descansar.

Os retiros são uma ótima opção para reabastecer a nossa fé. Sempre que possível, faça um retiro espiritual; retire-se para estar com o Senhor, estar a sós com o Senhor, mas também para refazer a sua fé, refazer as suas forças, deixar com que o Senhor te renove, deixar com que o Senhor te renove para as missões.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.