“O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’” (Mateus 25,21).
A parábola dos talentos, como nós assim a conhecemos, é para nós sempre uma chamada de atenção. O patrão confia os seus talentos ou os seus bens para que seus empregados possam administrar. Então, se recebemos dez, cinco, dois ou um talento, não importa, o que importa é que cuidemos do talento que recebemos, o que importa é que cuidemos da administração daquilo que recebemos, e cuidemos mesmo, cuidemos bem, multipliquemos e façamos a graça acontecer com esse talento.
O que não podemos é fazer pouco-caso, não podemos viver na reclamação, na murmuração, nem dizermos: “Recebi tão pouco”; “Não estou conformado com o que tenho”. Todos nós podemos!
Admiro e faço questão de acompanhar, sempre que posso, os jogos paraolímpicos, porque ali vejo pessoas que, muitas vezes, foram mutiladas ou sofreram acidentes. Como eles se superam, como dão aulas para nós que, muitas vezes, nos achamos perfeitos, porque temos dois braços e duas pernas, mas estamos atrofiados na vida!
Multiplique e faça a graça acontecer com aquele talento que você tem recebido
Estou vendo uma pessoa com uma perna só correndo 100 vezes mais do que uma pessoa que, com duas pernas, não sai do lugar, porque a pessoa simplesmente está inconformada. Estou vendo uma pessoa que tem tudo, mas que só reclama daquilo que tem e nunca está satisfeita.
Deus não é aquele que mede, mas é aquele que dá a graça para quem usa o talento que tem para multiplicar. Já vi pessoas fazerem milagre com 100 reais, com 20, com 10 até, mas vejo outros com milhões no bolso e só fazem farras, e depois vivem uma vida triste, porque não sabem administrar o talento que lhes foi confiado ou recebem e acham que o que têm é pouco.
É como esse empregado inútil que vai lá – é inútil, porque inutilizou o talento que tinha, enterrou-o. Não enterre seus dons, a graça de Deus, suas capacidades, não se menospreze, não se compare. Use o que você tem, multiplique o que tem, faça com o que você tem o melhor para construir o Reino de Deus.
Deus abençoe você!