05 Jan 2023

Mostre a sua verdade ao Senhor e seja transformado

“Natanael disse: ‘De Nazaré pode sair coisa boa?’ Filipe respondeu: ‘Vem ver!’. Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: ‘Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade’” (João 1,46-47).

“Pode sair coisa boa”: essa foi a afirmação de Natanael. Não pensemos que a vida com Cristo começa com os santos, já perfeitos e prontos, com discursos maravilhosos de louvor, de ação de graças a Deus. Não! Muitas vezes, a caminhada com Cristo começa assim: no julgamento de um homem, no preconceito em relação a uma cidade.

Porque Natanael tinha as suas barreiras de aceitar que o Messias poderia vir de Nazaré, uma cidade, naquela época, insignificante; poderiam se contar não mais do que 500 pessoas naquela cidade. Era um vilarejo, uma aldeia. Então, Natanael trazia no seu coração.

Mas não há barreiras para Jesus realizar conversões. Todos os corações, até mesmo os preconceituosos, aqueles que não têm absolutamente fé alguma em Jesus, Nosso Senhor, pode entrar, pois Ele pode transformar.

E nós vemos isso porque de Natanael passou a ser Bartolomeu — seu nome depois da conversão. Entre Natanael e Bartolomeu existe um intervalo de tempo onde Deus operou e agiu.

A matéria-prima para o caminho com Jesus é sempre a verdade

E na nossa vida não é diferente, nós também deixamos a graça de Deus entrar, e Nosso Senhor faz também em nós essa transformação. Porque muitos de nós também trazemos dentro de nós os preconceitos, os nossos julgamentos, as nossas ideias erradas. Nos tempos de hoje, ideias influenciadas por ideologias, por situações do mundo de hoje que não confessam Jesus Cristo como o Senhor.

Talvez, a Palavra hoje queira purificar o nosso coração da nossa fé em Jesus, talvez, a nossa fé ao longo desses anos tenha padecido de influências, de ideologias ou outras coisas. E, hoje, a exemplo de Natanael, ela precisa ser purificada.

A matéria-prima para o caminho com Jesus é sempre a verdade; Jesus parte sempre da verdade, seja ela qual for. Tanto é que Jesus faz um elogio: “Eis um homem, um israelita de verdade, um homem sem falsidades”, sem “duas caras”, mesmo sendo uma “cara” desagradável, porque era preconceituoso, mas Jesus só sabe trabalhar com a verdade, e é na verdade que Ele nos transforma.

O termo aqui que Jesus usa: “Um Israelita onde não há falsidade”, o termo grego é “dólos” e sabemos que “dólos” significa engano, astúcia, malícia. Com o Senhor, essas coisas não funcionam, precisamos mostrar a nossa verdade para Ele.

Então, desafio você a mostrar a sua verdade a Jesus, seja ela qual for, e a ter a coragem de deixar-se ser transformado por Ele, de Natanael ao discípulo Bartolomeu. Jesus quer realizar essa transformação na minha vida e na sua vida!

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.