21 Mar 2021

A morte de Jesus dá significado e sabor a nossa vida

“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo, mas, se morre, então produz muito fruto” (João 12,24).

Jesus está profetizando a sua própria morte, porque se a sua vida produziu muitos frutos, se a sua vida gerou vida para tantos, a sua morte será mais frutífera ainda. Ele é aquele grão de trigo que caiu, morreu, mas ressuscitou. Estamos aqui, porque somos frutos da Ressurreição de Jesus. A fé que professamos, que levamos adiante ou a fé que nos levanta, a cada dia, é a fé no Cristo morto e ressuscitado.

Aprendemos com o Mestre Jesus que também precisamos morrer a cada dia; morrer para nós e para as nossas próprias visões egoístas, para o nosso próprio orgulho e soberba, mas, ao mesmo tempo, encarar que é preciso viver para morrer, porque morrer é viver eternamente para Deus.

Não podemos mais encarar a morte como se fosse uma tragédia nem nos jogarmos para morrer. O morrer se dá a cada dia, sem medo de viver. E viver a vida de uma forma intensa, entregando-se para que outros tenham vida.

Quando permito ao outro viver, a minha vida tem mais significado; quando dou a minha vida em razão de outros, para que outros vivam, a minha vida torna-se muito mais intensa e saborosa.

Não olhemos a morte como o fim, mas como o início da vida que brota e ressuscita

Hoje, queremos olhar para o Mestre, para a vida d’Ele que está subindo a Jerusalém. A cidade que deveria acolhê-Lo, vai rejeitá-Lo. Lá, Ele não vai ser acolhido, lá irão matar o grão de trigo, mas é lá também que esse grão de trigo vai ressuscitar, vai florescer e trazer vida nova.

Não olhemos para a morte de Cristo com angústia; a única angústia é porque não morremos para que a vida d’Ele esteja em nós. Não olhemos a morte de Cristo como tragédia, porque a tragédia é não nos convertermos. Em vez de morrermos com Ele, nós O matarmos a cada dia com nossas obras, com os nossos atos e a maneira como lidamos uns com os outros. Não olhemos a morte como o fim, mas como o início da vida que brota, que ressuscita, a vida que ninguém poderá nos tirar.

Olhemos para a morte de Jesus para dar mais significado e sabor a nossa própria vida, olhemos para a morte de Jesus para não temermos mais a morte, porque quem está em Cristo é uma criatura nova, e não é a morte que pode nos deter, porque Ele veio para nos dar a vida plena, vida em abundância e vida eterna.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.