05 Jul 2024

A mesa da graça: Jesus acolhe pecadores e os convida à vida nova

“Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me”. Ele se levantou e seguiu Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.” (Mt 9,1-8)

Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que o vosso mestre come com os cobradores de impostos e com os pecadores?”. Bom, essa é a pergunta do Evangelho de hoje: Por que o vosso mestre come com cobradores de impostos e pecadores?

A resposta está na cruz de Cristo. Digo no sentido histórico e factual. Jesus concedeu a um dos ladrões a graça do paraíso, não nos esqueçamos disso. Um ladrão que apenas pediu compaixão e que recordasse dele na sua glória.

De fato, na glória não há lugar para ladrões e pecadores, mas sim para ex-ladrões e ex-pecadores. Aqueles que deixaram a vida velha para trás para acolher a vida nova em Cristo Jesus são chamados a participar da glória de Deus.

Levar os pecadores de volta a Deus

Jesus não foi à casa de Mateus para expressar a sua conivência com uma vida desonesta, como se aprovasse uma vida suja, uma vida desonesta. Ele foi para celebrar a volta de Mateus a uma vida digna, a uma vida pura. Se estavam presentes alguns que ainda não haviam se decidido, aquela certamente foi uma ocasião para um retorno para Deus. Muitos estavam ali, que conheciam Mateus, estavam presentes naquele jantar, certamente foram tocados pela presença de Jesus.

O texto diz que esses cobradores de impostos e pecadores vieram. Quem os atraiu? Quem os convidou? Certamente, não foi Jesus quem os convidou. Não foi Jesus a formar a mesa, mas se aproveitou da mesa formada para chamar aqueles pecadores a uma vida nova.

Certamente, temos muitas ocasiões nos nossos compromissos sociais. Não dê uma de hipócrita quando você estiver nesses lugares, mas aproveite a ocasião para sentir um pouco com o coração de Cristo, que viveu essas mesmas realidades e soube aprender e ensinar os valores do reino estando nessas ocasiões.

Não banque o exorcista quando você estiver em situações assim. Mas, em primeiro lugar, exorcize o teu coração dos julgamentos, do puritanismo que, muitas vezes, tem o afastado das pessoas. Jesus nos ensina a aproveitar essas ocasiões para trazer os filhos de Deus para perto dele.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.