23 Apr 2021

Mergulhemos a nossa vida na Eucaristia

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (João 6,56).

Entre tantas coisas belas e profundas que vem de Jesus o Seu testamento de vida está aqui: é Ele mesmo que se dá. Sempre esperamos receber algo material de quem parte. Jesus não nos dá coisas materiais nem terrenas, mas Ele nos dá Seu próprio Corpo e Seu próprio Sangue.

Olhamos para Jesus na Cruz, Seu corpo pregado e dilacerado pelas maldades humanas, é Ele dando-se para a nossa salvação. Seu sangue derramado na Cruz, é o sangue que nos dá vida. Por isso, quando contemplo o Seu mistério na Cruz, contemplo o mistério de Deus amando-me, dando-se, doando-se por mim.

Aquilo que acontece no Calvário desce para a minha vida, porque antes mesmo do Calvário, Ele se deu na Eucaristia, e Ele se dá em cada Eucaristia por nós. “Quem não comer a minha carne não terá a vida”. Podemos até estranhar: “Como vamos comer a carne?”, mas é comer mesmo a carne d’Ele, pois o corpo d‘Ele é dado como alimento a nós.

Eucaristia é compromisso de vida, que se transporta e transforma-se para vivermos a vida de Deus em nós

Se estão procurando a vida em qualquer alimento humano e material, qualquer alimento nos sacia de forma superficial; agora, quem nos alimenta para a eternidade é o alimento que vem do Céu. Já não são mais necessários bois, carneiros, cordeiros, qualquer outro sacrifício, porque o único que nos salva é o sacrifício do próprio Deus imolado no Corpo e no Sangue do Seu Filho.

Aproximemo-nos da Eucaristia, aproximemo-nos do mistério da nossa fé, convictos de que comendo a carne e bebendo o sangue de Jesus, temos em nós a vida de Jesus. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. 

Precisamos permanecer em Jesus e deixar que Ele permaneça em nós, estabeleça-se e more em nós, precisamos ter a vida de Jesus em nós. Não basta receber a Eucaristia e acharmos que, de uma forma mágica, a vida de Deus está em nós. Eucaristia é compromisso de vida, que se transporta e transforma-se para vivermos a vida d’Ele em nós.

Deus transportou-se, veio até nós e agora vamos até Ele, e permitimos que a vida d’Ele esteja em nós. Eucaristia é compromisso e transubstanciação.

O mistério da Eucaristia é a transformação da substância do pão e do vinho, no Corpo e no Sangue do Senhor. As aparências permanecem, conosco não é diferente, as aparências são do Roger, são as aparências de Maria, de José… mas o nosso interior, a nossa substância mais profunda vai se transformando, eucaristizando-se e transformando-se numa nova realidade, até que possamos exclamar como Paulo: “Já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim, porque a vida de Cristo está em mim pelo Seu Corpo e Seu Sangue” (cf. Gálatas 2,20).

Mergulhemos a nossa vida na Eucaristia, porque ela é o Corpo e o Sangue que dá sentido à nossa vida.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.