25 Feb 2025

Mentalidade desviada

“Naquele tempo, os discípulos e Jesus chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: ‘O que discutis pelo caminho?’ Eles, porém, ficaram calados, pois, pelo caminho, tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: ‘Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos'” (Marcos 9,30-37)

 Atenção desviada

Um mal que circula muito no nosso meio, principalmente na comunidade cristã, é o chamado carreirismo. Você já deve ter ouvido falar nessa palavra, daquelas pessoas que querem status a partir do cargo que ocupam, da função que exercem.

O carreirismo e a busca por status

Jesus já tinha tido contato com esse vírus do carreirismo, mas, graças a Deus, Ele não se contaminou – graças a Ele, porque é Deus. Os Seus discípulos, no entanto, sofriam daquilo que, hoje, o manual de transtornos chama de megalomania. Não sei se você já ouviu essa palavra.

Megalomania: a doença do poder

De fato, o texto de hoje diz que os discípulos discutiam para saber quem dentre eles era o “mega”, o maior. Daí vem a palavra megalomania. Por isso a megalomania, uma condição psicopatológica caracterizada por fantasias delirantes de poder, relevância ou onipotência e autoestima desproporcional. É aquele tipo de pessoa que despreza os outros por se considerar superior a elas devido a uma egolatria muito exagerada. Esse tipo de comportamento pode fazer com que a pessoa acredite que a sua presença é indispensável em qualquer lugar, que ela idealize a si mesma, sinta-se superior e poderosa, tenha falta de interesse na opinião de outras pessoas e tenha, como eu falei, ideias delirantes.

O delírio da idealização

A coisa é tão séria que, enquanto Jesus falava da Sua morte, do Seu sofrimento, os discípulos discutiam quem era o maior, quem era o primeiro no grau de importância dentro do grupo. Tamanha era a alienação que eles viviam. Tamanho era o estado de delírio que eles viviam.
Vamos cuidar do nosso interior para que também nós não vivamos esse tipo de coisa, e esse mal não nos afete e nós não estejamos a seguir Jesus Cristo com uma mentalidade e uma intenção desviada.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.