“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar,
ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos'” (Mateus 18,12-14).
Essa é a vontade de Deus para nós: que ninguém se perca. Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.
Bom, olhando o Evangelho de hoje, ainda bem que a matemática de Deus e Sua contabilidade não correspondem às nossas. Ele considera cada um de nós com um valor de totalidade. Essa é a lógica do amor de Deus. Seu desejo é que nos sintamos únicos, amados de uma forma pessoal.
Matemática celeste
Lida no contexto do Advento que estamos vivemos, a passagem de hoje quer nos mostrar a alegria de Deus pelo pecador que se arrepende e volta a viver em Sua casa, perto d’Ele, no Seu rebanho. Quem sabe essa seja a oportunidade para que você, que está ouvindo essa homilia hoje, que se encontra longe de Deus, longe do sacramentos, longe da Eucaristia, volte para a casa do Senhor.
Deus é fiel! Deus é fiel e é feliz com os 99 justos que estão em Sua casa, mas Ele quer aquele um que se perdeu e está longe do Seu amor, do Seu cuidado.
O Pai vai em busca de qualquer coração que esteja perdido. Isso nos faz entender que para Ele nós não somos uma massa, uma multidão, mas únicos, e Ele tem um olhar atento sobre nós, um cuidado singular, uma percepção de quem nós somos, o que fazemos e do que precisamos. Deus nos vê!
Mergulhe seu coração na graça desse amor e viva sempre junto ao rebanho de Deus, às ovelhas que Ele conduz com Sua mão amorosa. Como nos diz o texto do profeta Isaías: Como um pastor, Ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; Ele mesmo tange as Suas ovelhas.
É a forma do autor dizer do cuidado de Deus que apascenta o Seu rebanho, que o reúne e traz de volta aqueles que estão dispersos.
Peça essa graça ao Senhor, reze por aqueles que se encontram longe de Deus, porque o amor do Senhor irá alcançá-los.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo Amém!