06 Feb 2022

Leve a todos os corações a Palavra de Deus

“Naquele tempo, quando acabou de falar, disse a Simão: ‘Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca’. Simão respondeu: ‘Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes’” (Lucas 5,4-5).

Hoje é domingo, dia do Senhor! Jesus acaba de falar, a Sua Palavra exorciza os corações, a Palavra de Jesus tem a capacidade de gerar o homem novo, a mulher nova. Jesus ordena a Simão: “Avança!”; a palavra no singular. Depois, Ele diz: “Lançai as vossas redes”, no plural. É um convite para um, mas também um convite para todos, um é responsável por todos, mas todos são responsáveis. A unidade é onde ninguém perde a sua individualidade.

Mania de não assumir a responsabilidade pessoal pela própria vida é um vício de todos nós, queremos sempre remeter a alguém uma responsabilidade que é nossa. Hoje, o Senhor quer nos responsabilizar pessoal e comunitariamente pelo anúncio do Evangelho.

Manifestações dessa nossa mania é o nosso descomprometimento paroquial, a falta de engajamento na nossa comunidade, aquele tipo de conduta de ser servido e não de servir, a concepção de Igreja como lugar que me oferece alguma coisa, e não como o lugar de se oferecer em sacrifício, de doar a própria vida. Jesus quer nos recordar algo muito importante na nossa Igreja: o serviço, a disposição, a disponibilidade para as obras de apostolado para evangelizar; aquele movimento de sair do nosso comodismo.

A nossa capacidade de fazer alguma coisa precisa sempre estar unida à Palavra de Cristo

Jesus ordena: “Avança mais profundo, não tenha medo de ir em profundidade”, porque alguns problemas na nossa vida pessoal ou da nossa vida eclesial são apenas a ponta do iceberg, nós temos que ter coragem de ir em profundidade e resolver os problemas na raiz.

O Senhor diz: “Lançai as redes”, uma ordem dada a pescadores, e Jesus era filho de carpinteiro. Era de dia, e não se pesca de dia, aparentemente ordens muito insensatas da parte de Jesus. Por que para nós é sensato só aquilo que nós conseguimos fazer? Porque, muitas vezes, Deus vai nos pedir o absurdo, Deus vai exigir de nós algo que a nossa lógica não vai compreender.

Simão Pedro responde: “Mestre, […]” — veja, um pescador chamando um carpinteiro de Mestre — “[…] em atenção à tua palavra”, ou seja, a nossa perícia, a nossa capacidade de fazer alguma coisa, precisa sempre estar unida à Palavra de Cristo, não podemos ser autossuficientes. Embora já saibamos fazer ou já tenhamos consciência de muitas coisas, precisamos nos unir sempre à Palavra de Cristo: “Em atenção à tua palavra”. Simão chama Jesus de Mestre num contexto onde ele sabia muito bem. O nosso problema é se nós escutamos a Palavra de Deus; o nosso problema, muitas vezes, pode ser resolvido se nós escutarmos a Palavra de Deus.

“Lançai as redes” fala de conexão, fala dessa concepção da Igreja como o Corpo de Cristo, todos unidos com um único e mesmo objetivo: levar a todos os corações a Palavra de Deus.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.