17 Dec 2019

Jesus veio salvar a nossa vida e nossa história

Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo” (Mateus 1,16).

Entramos na preparação próxima ao Natal de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Essa semana é uma semana muito especial no tempo do Advento, no tempo da graça que vivemos.

A Palavra de Deus que a nós é dirigida nos coloca muito próximos ao mistério do Natal de Jesus. Esse mistério nos salva, nos redime e nos liberta. Não é simplesmente uma recomendação de um fato passado há mais de dois mil anos, quando uma criança nasceu no ventre de uma mulher. É muito mais do que isso, é o mergulho de Deus na história humana para resgatá-la e salvá-la.

Por isso, o Evangelho de hoje nos apresenta todas as gerações de Jesus, de Abraão; e de Abraão até Davi; de Davi ao exílio da Babilônia; e do exílio da Babilônia até Cristo; ele apresenta todas as gerações que foram se passando. Podemos ter visto o Evangelho e pode ter parecido cansativo, porque faz o relato de tantos nomes e cada nome representa uma geração, cada nome representa uma paternidade, cada nome representa uma casa, representa homens, representa a nossa humanidade. É nessa humanidade que Jesus nasce.

Assim como tivemos nossa geração e nossos antepassados, a Palavra de Deus nos apresenta também os antepassados de Jesus, porque Ele não veio para salvar somente o nosso presente, Ele veio salvar o nosso passado porque somos um todo.

O “nosso todo” é o nosso presente, passado e o nosso futuro. E Deus quer que o nosso futuro seja pleno n’Ele quando permitimos que Ele resgate o nosso presente e, também, salve a nossa história.

Na história de Jesus, as gerações que antecederam o Seu nascimento, há homens santos, virtuosos, mas há também histórias desastrosas. Nas gerações dos antepassados de Jesus têm pecado, adultério, traições, roubos, enganos, ilusões; e essa é a nossa história também.

Jesus não veio para salvar somente o nosso presente, Ele veio salvar o nosso passado porque somos um todo

Ainda que tenhamos vindo de uma família muito abençoada, religiosa, muitos dos nossos antepassados não representaram isso. Não precisamos condenar a nossa história, porque Jesus não veio condenar a história, Ele veio salvar a história. Por isso, Ele assume toda a história assumindo todos os seus antepassados.

Não precisamos ter medo de mergulhar na nossa história, de conhecer aqueles que nos antecederam para podermos conhecer melhor o nosso temperamento, a nossa têmpera, as influências que recebemos, porque, quanto mais somos conhecidos, mais podemos ser curados, mais podemos ser resgatados, mais podemos ser salvos, mais a graça de Deus entra na nossa história, mais nos tornamos plenos.

Quando não ignoramos a nossa história, podemos resgatá-la e salvá-la. Não precisamos olhar com o olhar da condenação, com o olhar do trauma, do ressentimento, do rancor as situações que tenhamos passado ou que os nossos possam ter passado. Apresentamos Aquele que veio ser o Salvador da história, a nossa história, a nossa vida, porque Ele veio para salvar e resgatar a nossa vida e a nossa história.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.