21 Mar 2023

Jesus quer tirar você do estado de prostração, para te dar uma vida nova 

“Em Jerusalém, existia perto da porta das ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda. Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: ‘Queres ficar curado?’. O doente respondeu: ‘Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente’. Jesus disse: ‘Levanta-te, pega tua cama e anda’. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. (João 5, 2;5-9)

Uma graça que acontece hoje e uma graça que Jesus quer realizar na vida de todos nós. O livro do Deuteronômio nos diz que o povo de Deus caminhou durante trinta e oito anos entre Cádes à Zared. Foram trinta e oito anos de travessia, outras traduções dizem quarenta, mas estou dizendo isso porque esse doente estava há trinta e oito anos enfermo. E não é à toa, pois todos aqueles que foram libertados do Egito morreram antes de entrar na terra prometida. E aquele homem há trina e oito anos sem poder entrar naquela piscina. 

É uma ligação muito forte porque Jesus é esta piscina de Siloé, Jesus é esse lugar onde nós encontramos a verdadeira libertação. E olha que esse homem é um hebreu. Certamente, ele passou pela experiência de ser libertado da escravidão porque o seu povo havia sido libertado, mas há trinta e oito anos estava doente à beira desta piscina. Quem é esse homem? Quem é esta piscina? Esse homem somos nós, essa piscina é Jesus. 

Jesus só faz algo em nossa vida se pedirmos a Ele

Jesus pergunta a ele: “Queres ser curado?”. Deus não nos dá nada sem que nós desejemos. Deus não faz nada na nossa vida sem que nós O peçamos. Santo Agostinho tinha uma expressão muito interessante que dizia: “Aquele que te criou sem ti, não te salva sem ti”, ou seja, nós precisamos dizer para Deus o que nós queremos, nós precisamos dizer para Deus que queremos a sua ação libertadora em nós, que queremos a sua graça santificante. 

Muitas vezes, a falta de desejar algo nos bloqueia, nos paralisa; sentimentos de solidão, de culpa, de vitimismo, de negativismo; os rancores, a busca de culpados. Aquele homem disse: “Não tem ninguém que me leve até a piscina”, muito negativo, procurando culpados. As nossas comparações eternas… Todos nós temos estas realidades dentro de nós: “Por que todos são felizes e eu não?”, e tudo isso nos coloca no estado de prostração, de paralisia.

E Nosso Senhor quer nos tirar disso. Jesus dá a Sua palavra e o homem a escuta, ele traz a palavra de Jesus para dentro de si, e ela  ressuscita dentro dele o desejo de viver. Mesmo estando na enfermidade, ele quer viver, porque, agora, ele entende que a vida é um dom de Deus. A cama, que era um lugar de contenção, agora, retorna para sua função, como o lugar só de repouso. 

Cama não é lugar de prostração; e essa palavra de Jesus, hoje, quer libertar você, que, muitas vezes, se deixou levar por esses sentimentos negativos, duros; por você que padece por um mal na sua alma, por você que está doente no espírito, pois Nosso Senhor quer libertar você, quer tirar você desse estado de prostração, para te dar uma vida nova. 

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.