08 May 2022

Jesus, o bom Pastor, dá a vida por você

“Naquele tempo, disse Jesus: ‘As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um’” (João 10,27-30).

Neste domingo, dia do Senhor, recebemos essa Palavra do Evangelho que retrata a nossa relação com Jesus, o bom Pastor. Ele diz: “Essas ovelhas escutam a minha voz”, ou seja, existe uma reciprocidade. E a reciprocidade é tão necessária no nosso relacionamento com Jesus, não é só Jesus quem precisa ouvir as nossas preces, as nossas súplicas, mas nós precisamos escutar a voz do nosso Senhor. E isso é o que marca a nossa relação com Jesus: interiorizar a Palavra, guardar a Palavra no coração, praticar com zelo a Palavra de Jesus. Porque quem me fala? É Cristo quem me fala e eu preciso escutar a Sua voz, preciso dar o meu coração para Cristo, porque Ele quer falar comigo.

Depois, o Senhor diz: “Eu as conheço”. Veja a relação que o bom Pastor tem com as suas ovelhas: “Eu as conheço”. Não é um conhecimento contábil, não é um conhecimento de cartório porque não estamos registrados apenas como números, mas o nosso nome está gravado na palma da mão de Deus. Então, é uma relação pessoal porque o amor de Deus é pessoal, é uma relação profunda que o Senhor tem conosco. Tudo de mim interessa a Jesus, tudo de você interessa a Jesus, Ele nos conhece. Até as coisas mais banais estão no coração de Cristo, Ele não despreza nada daquilo que nos pertence.

Jesus está ao nosso lado porque Ele é o bom Pastor e dá a vida pelas suas ovelhas

Jesus diz: “Elas me seguem”, porque, escutar a voz de Jesus, depois, precisa ser colocado em prática a obediência à Palavra de Jesus. “Dou-lhes a vida eterna”, o que é a vida eterna senão a vida de Deus, Ele nos dá Deus. Jesus nos introduz na Santíssima Trindade, naquela circularidade de amor entre Pai, Filho e Espírito Santo. Essa é a vida eterna que o Senhor nos dá! Depois: “Ninguém vai arrancá-las da minha mão” porque Jesus nos defende, Ele nos protege, Ele é a proteção do Pai porque os dois são uma coisa só — “Eu e o Pai somos um” — então, a proteção de Deus se manifesta no cuidado de Jesus, o bom Pastor.

Existe esse cuidado de Jesus que nos defende contra todos os perigos, contra aqueles lobos vorazes que querem macular a nossa vida, que querem macular a nossa fé, que querem ferir o nosso coração, mas Jesus está ao nosso lado porque Ele é o bom Pastor e dá a vida pelas suas ovelhas, Ele dá a vida por todos nós!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.