“No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim, vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel'” (João 1, 29-34).
Jesus é o Filho de Deus
A catequese que nós ouvimos sobre a pessoa de Jesus expressa para nós duas afirmações que João Batista faz de forma convincente: primeiro, que Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Ele é o Filho de Deus, que possui o Espírito Santo.
A primeira afirmação é a missão de Jesus, que veio para nos salvar dos nossos pecados. Essa é a verdadeira missão de Jesus: eliminar o pecado do mundo.
O termo pecado, do qual João Batista nos fala, é justamente a recusa da proposta de vida que Jesus veio nos trazer. O mundo designa a humanidade que resiste à salvação, que recusa a luz divina que Jesus veio nos oferecer.
A segunda afirmação: Jesus é o Filho de Deus, Ele é pleno do Espírito Santo e nos batiza nesse Espírito. O termo “batizar no Espírito Santo” é, justamente, para dizer que todo profeta, todo consagrado a Deus é ungido pelo Espírito Santo. Por isso Ele veio para tirar o pecado do mundo, e Ele tem autoridade porque é filho de Deus e realiza a Sua missão porque é cheio do Espírito Santo.
E essa deve ser também a nossa missão de cristão, de batizado, nós precisamos, pela graça do Espírito Santo, levar outras pessoas a reconhecer, como João Batista reconheceu, que Jesus é o Cordeiro de Deus, Ele é o Filho de Deus, aquele que é cheio do Espírito Santo.
E isso, meu irmão, minha irmã, faz com que o homem abra o coração para a graça de Deus. Jesus age pelo poder do Espírito Santo, é ele quem nos batiza no Espírito justamente para que o homem, escravo do pecado e que está impedido de abrir o coração a Deus, agora possa viver essa vida nova.
É o Espírito Santo que veio nos trazer vida nova, e Jesus é este que nos batiza com essa graça.
Peçamos ao Senhor essa graça, essa força, e que sejamos homens que testemunhem que Jesus é o Senhor, Ele é o nosso Salvador, porque veio para tirar o pecado do mundo.
Que Deus nos abençoe e permaneça sempre conosco em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!