14 Jan 2023

Jesus deseja estar junto do seu coração

“Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’ Levi se levantou e o seguiu. E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos” (Marcos 2,14-15).

Vejam, meus irmãos, a força do Evangelho não pode ser medida pelas massas, pelas multidões, mas pela capacidade de tocar pessoalmente o coração humano. O encontro pessoal de cada um é o mais importante.

Lá, na década de 70, aquele documento fundante, inclusive, da Canção Nova, chamado: Evangelii Nuntiandi; São Paulo VI, Papa Paulo VI, na época, dizia que os meios de comunicação seriam instrumentos capazes de tocar muitos corações, de falar a muitos corações, mas que era necessário também falar a cada coração.

Sei que essa Homilia Diária chega a milhares de pessoas, mas ela chega ao teu coração. Você precisa deixar-se tocar pela graça de Deus. Foi o que aconteceu na vida de Levi, porque o Evangelho diz que Jesus estava cercado de uma multidão, mas, no meio daquela multidão, Ele viu o coração de Levi, que ansiava por uma vida nova.

Como fez na vida de Levi, Jesus quer entrar na sua casa, quer estar junto ao seu coração

Então, hoje, nós também somos chamados a nos deixar tocar pela Palavra de Deus. Uma multidão, talvez, não seja capaz de ver senão o próprio umbigo. Muitas multidões cercavam Jesus e, hoje, também vivemos esse fenômeno. Quando uma pessoa, um grande pregador, uma pessoa bem expoente está num evento, as pessoas têm aquela preocupação — “Preciso tirar a minha foto”, “Vou naquele encontro porque é a minha cura, é a minha graça”, “Preciso sentar naquele lugar porque é o meu lugar privilegiado”; escutamos muito isso quando termina a Santa Missa — “Quero uma bênção especial, padre”, porque a pessoa não acredita na bênção que recebeu na Santa Missa.

Quantas vezes, nós também passamos pela tentação de deixar o nosso coração com esse “espírito de multidão”, mas não deixamos que Jesus nos veja. E Ele te vê, quando você se coloca no lugar, no momento de oração, não tenha dúvidas, Jesus te vê no meio daquela multidão. Mesmo que você não encontre aquele pregador, aquele padre, aquela pessoa, mesmo que você não esteja com ela, acredite que Jesus viu você e quis transformar a sua vida.

Levi permitiu ser tocado por Jesus. Ele vê, fala, chama, Jesus vai à casa de Levi fazer refeição com ele. E Levi, depois, passa a ser chamado de Mateus; certamente, naquele dia, se sentiu a pessoa mais amada do mundo. No meio de toda aquela multidão, Jesus o enxergou. É assim também com cada um de nós.

Jesus te vê, Ele sabe o que você está vivendo, sabe o que você está passando. Ele, hoje, quer também, como fez na vida de Levi, entrar na sua casa, quer fazer refeição com você, quer estar junto ao seu coração, neste momento em que você está vivendo. Para quê? Só para se alegrar com a presença d’Ele? Não! Para que você viva todos os seus dias na presença de Jesus, para que Ele seja a coisa mais importante da sua vida e Ele também transforme tudo aquilo que está na sua vida.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.