14 May 2023

Invoque a presença do Espírito Santo sobre a sua vida

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos” (João 14,15-18).

Meus irmãos e minhas irmãs, estamos no 6º Domingo da Páscoa, e estamos tendo a beleza desse Evangelho, em que Jesus quer armar o nosso coração com todas as defesas do amor com que Ele nos ama. O amor que Jesus tem, Ele dá totalmente a nós.

E, agora, passando desta realidade, da Sua existência terrena para o Pai, Ele não quer nos deixar desprotegidos, Ele quer armar o nosso coração com mais uma proteção muito especial. Ele nos dá um Paráclito, um Advogado permanente, que não cobra honorários e que tem causa já garantida, causa ganha; ele está ao nosso favor.

Jesus sabe muito bem que a solidão é um sentimento mais cruel, que o ser humano pode experimentar. Ele já acompanhou, por exemplo, o drama de Adão no paraíso; Jesus estava em comunhão, com o Pai e o Espírito Santo, quando viram o sofrimento do coração de Adão, que se sentia sozinho no paraíso. Ele sentiu a dor do Seu povo na solidão do Egito sofrendo e Ele provou a solidão na cruz quando foi abandonado. Então, Jesus entende muito bem de solidão, por isso, Ele dá o Consolador.

O Espírito Santo é aquele escondido presente e nós somos chamados a descobrir a sua ação

Consolador significa uma companhia com quem está sozinho, essa é a função do Espírito Santo. Por isso, para Jesus, esse é um tema muito importante; e Ele tem um olhar muito especial. Uma vez que, agora, Ele se prepara para voltar ao coração do Pai, Ele quer nos deixar este Advogado. E esse Advogado tem o nome, chama-se Espírito Santo.

Abrimos, hoje, com esse Evangelho, as reflexões na Liturgia sobre a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Porque nós estamos, agora, caminhando para a celebração de Pentecostes, a grande Solenidade de Pentecostes. O Espírito Santo é aquele escondido presente e nós somos chamados a descobrir a sua ação.

O Espírito Santo tem dons, Ele produz frutos, então, mesmo que nós não O vejamos fisicamente, a Sua presença é perceptível. Porque os frutos do Espírito estão aí, os dons do Espírito Santo estão aí para serem derramados sobre todos nós. O Espírito Santo que, no Evangelho de hoje, Jesus chamou com o acréscimo de: Espírito da Verdade — porque Ele revela a verdade sobre nós, a verdade sobre Deus, a verdade sobre o mundo e sobre todas as coisas.

Por isso, hoje, comecemos a experimentar a presença do Espírito Santo, invoquemos o Espírito Santo sobre nós, sobre as nossas famílias, sobre as nossas comunidades, para que esse Advogado, esse Paráclito, esse Defensor, esse Consolador, dado por Jesus, esteja conosco até o fim dos tempos.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.